Art&MusicaLSlides® Alamar - "A Ciência e os cientistas"

De: Alamar Régis Carvalho

Para: Lourenço Sanches

Assunto: A Ciência e os cientistas

Lourenço: Existe a Ciência e as opiniões pessoais de alguns homens que militam no meio científico, mas se acham detentores de TODA a verdade científica.

 

A Ciência e os cientistas

 

Eu estava assistindo ao programa “SBT Repórter”, cujo tema era as plantas, as frutas e os legumes que curam, muito interessante, por sinal, assim como os “Globo Repórter” que a Globo faz e também o programa similar da Record, sempre abordando temas bastante interessantes e de relevada utilidade pública.

Como é de costume, esses programas sempre entrevistam um médico, que é sempre contra qualquer tratamento através de planta, para dizer que tudo aquilo é bobagem, que não existe planta nenhuma que cura nada, que tudo é questão de crendice e que, quando alguém se diz curado por algum chá ou qualquer preparo por planta, é placebo e por aí vai.

Sempre aparecem os tais "cientistas" para emitirem as suas opiniões, mas sempre se colocando de uma forma como se eles fossem detentores do conhecimento absoluto, de toda a realidade científica

No fundo eles sempre estão dizendo: “Fora do que eu conheço, nada mais existe”.

É muita presunção, não é? Na verdade, seria só presunção ou babaquice e exposição explícita ao ridículo?

 

Ciência é uma coisa, opinião pessoal de UM homem, ainda que seja ligado ao universo científico, é outra. A Ciência é ilimitada, a cabeça de muitos cientistas é limitada aos seus níveis de presunção, orgulho, arrogância e vaidade excessiva. Até o padre Quevedo se acha cientista.

As grandes revelações e verdades científicas são reveladas ao homem, gradativamente, de acordo com o nível de evolução e capacidade de percepção da humanidade. No entanto, muitos acham que já conhecem todas elas.

 

Eu não consigo entender como é que pode existir gente, neste grãozinho de areia chamado Terra, para querer limitar a realidade das coisas, o que é e o que não é, se nós já sabemos o que representa esta "porcariazinha" de planeta aqui em relação ao sistema Solar, a Via Láctea e ao complexo de Galáxias que existe na imensidão do Universo.  

Esse tipo de "cientista" sempre existiu na face da Terra.

Veja algumas coisas que cientistas do passado disseram:

 

Editorial do Boston Post, em 1865“Pessoas bem informadas sabem que é impossível transmitir a voz através de fios e que, se fosse possível fazer isto, esta coisa não teria valor prático algum”.

Graham Bell era considerado como um idiota, maluco e alucinado. Você tem alguma dúvida sobre o telefone que a gente ainda usa, com fio? Imagine se um idiota desse, no seu tempo, ouvisse falar em telefonia celular, esta mesma que a gente convive hoje e está na mão de bilhões de pessoas.

 

Lord Kelvin, Físico inglês, em 1900 - “Raio-X é uma fraude”. Imagine se um palhaço desse se materializasse hoje e visse os equipamentos de ressonância magnética de 6 teslas.

 

Walter Gross, médico nazista, em 1940 - “Estas supostas teorias de Einstein são meros delírios de uma mente poluída pelo nonsense liberal-democrático que são totalmente inaceitáveis para os homens alemães da Ciência”.

É preciso eu explicar quem foi Einstein? Claro que não, né? Isto você sabe. 

 

Cientistas, em 1859 - “Perfurar para pegar petróleo? Você quer dizer perfurar o solo para tentar procurar petróleo? Você está louco!” – Cientistas da época, aconselhando homens que se recusaram a trabalhar para o petroleiro Edwin L. Drake.

 

Pierre Pachet, professor de Psicologia de Toulouse, em 1872 - "A teoria dos germes criada pelo Louis Pasteur é uma ficção ridícula”. Imagine a cara dele, se aparecesse por aqui hoje e tomasse conhecimento do que representou a passagem de Pasteur pela terra.

 

Agora vejam bem a realidade da ciência médica, com todo respeito que a comunidade médica é merecedora:

Ela não sabe e não tem certeza sobre coisas banais do nosso dia-a-dia, haja vista a diversidade de opiniões na própria classe.

Observe: 

Manteiga e Margarina – Alguns médicos mandam que a gente evite a manteiga, por conta da gordura, que, segundo eles eleva muito o colesterol, e recomendam que consumamos margarina, que é mais saudável. Já outro segmento médico diz que é preferível a manteiga do que a margarina, que faz um mal terrível para a saúde, pelas substâncias que ela é feita e a forma como ela é industrializada. Inclusive circula um e-mail, pela internet obviamente, que parece ser coisa séria, falando absurdos sobre a margarina, inclusive com informações detalhadas disto. Chega a dizer que comer margarina é como comer plástico. 

Existe alguma unidade de informação sobre isto no meio médico?

Claro que não.

 

Açúcar e adoçante – Muitos médicos recomendam que devemos evitar totalmente o açúcar, que faz um mal terrível, e que devemos substituí-lo pelo adoçante. No entanto outro segmento diz que o adoçante, principalmente o Aspartame, faz um mal terrível e é, inclusive, substância cancerígena, até proibida em alguns países. Não existe unidade no meio médico acerca disto. E agora, o que devemos fazer?

 

Ovo – Muitos médicos mandam evitar o ovo, sob a argumentação de que ele é rico em colesterol. Outros médicos recomendam que comamos ovos.

 

Leite, queijo, etc. – Muitos médicos mandam evitar o leite e seus derivados, outros mandam que usemos, por causa do cálcio que é indispensável para nós e que o colesterol dos derivados do leite não são tão elevados como alguns dizem.

 

Líquidos durante as refeições – Muitos médicos orientam que devemos evitar a ingestão de líquidos, durante o almoço e o jantar, outros dizem que devemos tomar, sim, para fazer com que o bolo alimentar fique mais pastoso e proporcione melhor digestão.

 

Bebida alcoólica – Muitos médicos recomendam a abstinência total de qualquer bebida alcoólica e toda sociedade sabe dos males causados pelo alcoolismo. Outros dizem que é bom tomar vinho nas refeições e alguns dizem até que é recomendável a tal “cervejinha”.

 

Frutas – Muitos médicos recomendam que comamos muitas frutas, em limites. Outros vem a dizer que o abacate é gorduroso demais, que a banana não é boa, que as frutas cítricas agridem o estômago e saem a fazer restrições a várias frutas.

 

Carne - Uns mandam evitar comer carne, outros dizem que o nosso organismo precisa da proteína da carne.

 

Chocolate - Muitos médicos mandam não comer chocolate, já outros recomendam que o chocolate é muito benéfico para a saúde.

 

Água gelada para quem está gripado - Muitos acham que quem está gripado não pode tomar água gelada, já outros dizem que não tem nada a ver e que não complica nada. Eu, particularmente, sempre tomei água gelada enquanto gripado, nunca vi agravamento nenhum da gripe.

 

Frituras - Muitos médicos mandam você evitar as frituras. Vários outros dizem que a fritura em si não faz mal nenhum, quando feita em óleo que não seja saturado, ou seja, quando em óleo novo e saudável. Dizem que o mito que inventou que a fritura faz mal começou por causa do alto índice de pessoas que chegavam aos médicos, passando mal, depois que comiam frituras. Sim, mas frituras comidas na rua, onde comerciantes não tem a menor preocupação com a saúde das pessoas e fritam os alimentos em gorduras saturadas, até mesmo guardadas de um dia para o outro. As vezes a ingestão é feita em casa mesmo, quando as pessoas, achando que estão economizando, guardam óleos de um dia para o outro, na frigideira.

 

Que diabo é isto, gente?

Afinal de contas, o que a gente deve comer e o que não devemos comer?

 

Se o chamado cientista médico não consegue conhecer bem nem esses alimentos que são comuns no dia-a-dia de todos nós, sem saber afinal de contas o que de fato faz mal e o que não faz mal, o que faz bem e o que não faz bem, que autoridade tem eles para dizerem que as inúmeras aplicações da fitoterapia não funcionam e que são simples casos de crendice popular?

Quem deve ter mais credibilidade, UM médico, que diz num programa de TV que nada disto funciona ou o relato de milhares e talvez milhões de pessoas que dizem, por exemplo, que o chá de boldo é bom para o estômago, e vários outros relatos?

 

O problema do orgulho

 

A presunção do homem, em todas as épocas, é algo que chega ao ridículo. Sempre tivemos casos de homens que se acham o máximo, se apresentam como conhecedores de todas as coisas e, com as suas presunções, dá até a impressão de que eles já viajaram por todo o sistema Solar, conhecendo todos os planetas e suas luas e também para fora do nosso sistema, conhecendo estrelas com Antares, Sírius, Polux, Aldebaran, Riegel... VY Canis Majoris e todas as estrelas que estão a bilhões de anos luz da Terra.

Só em falar em ano luz, já deveria ser motivo para muitos homens se mancarem, se recolherem às suas insignificâncias, deixarem de ser bestas e parar de falar certas bobagens como as que muitos andam dizendo, por séculos e milênios.

"Autoridades" no conhecimento, de épocas passadas, afirmavam que a Terra não era redonda e chegaram a ameaçar Galileu Galilei de ser queimado vivo, caso insistisse em afirmar que a Terra era redonda.

Cientistas do passado foram contra Thomas Edson, Lavoisier, Copérnico, Graham Bell, Santos Dumont, Albert Einstein, etc... dizendo que tudo o que eles falavam eram besteiras e que as suas teses e idéias eram absurdas, como os exemplos que coloquei no começo da matéria.

No meu início no campo do processamento de dados, o computador IBM-360 que processava os dados de todas as secretarias do Governo do Estado do Pará e do Banco do Pará possuía apenas 64Kbytes de memória. Diziam que o limite de armazenamento de dados jamais poderia passar dos gigabytes. Hoje eu tenho mais de 10 terabytes, só na minha casa, ando com uma câmera no meu bolso, que tem um cartão de 64Gigabytes, capacidade um milhão de vezes maior que o computador que controlava todo o Estado do Pará. Anda no meu bolso, viu?

Há quem acredita, ainda hoje, que Deus criou o planetinha Terra e que todas as estrelas foram criadas depois e ainda brigam com quem se atreve a dizer que a Terra não é o centro do Universo, assim como um grãozinho de areia do açucareiro da nossa casa nada mais é que um simples grãozinho. Tudo isto só porque um determinado livro, considerado como sagrado, disse assim.

Muita gente vincula a reencarnação com religião. Como é que pode? E ainda acha que este assunto deve ser discutido no campo religioso.

A penicilina foi criticada, quando estava no campo da idéia; a energia elétrica foi contestada, a invenção do avião foi dada como impossível de acontecer, o controle remoto foi criticado e cientistas diziam que seria impossível mudar o canal de um televisor sem se levantar da cadeira e ir até o aparelho... imagine a cabeça de determinados idiotas presunçosos do passado se alguém ousasse a falar sobre DNA.

A grande realidade é que o mundo sempre estava abarrotado de "cientistas" presunçosos e arrogantes, que impõem que as suas cabeças devem ser o limite da verdade absoluta.

Será que não seria muito mais elegante, coerente, decente, honesto, digno e correto o cientista, em vez de dizer "Isto não existe", optasse por dizer "Na minha opinião pessoal, conforme o meu nível de conhecimento, eu acho que isto não existe".

Quando é que o homem vai aprender a verdadeira humildade e começar a agir assim?

 

Abração

 

 Alamar Régis Carvalho

 www.alamarregis.com

 alamarregis@redevisao.net

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário