Para os Pais e educadores...

A MAIORIA DOS EMPREGADOS DA APPLE, GOOGLE E OUTRAS EMPRESAS DE SILICON VALLEY DECIDIRAM PôR OS FILHOS EM COLÉGIOS SEM TECNOLOGíA, DIZ REPORTAGEM DO LE MONDE
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 Uma das patologias recentes e directamente relacionada com o uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) é a NOMOFOBIA. É o sofrimento ou medo desmedido de ficar "desligado", offline, sem acesso à net. Mas a nomofobia, ou ciberdependência, é só uma das patologias que vêm acompanhando o fenómeno da internet.

 O /Le Monde/ publicou uma reportagem (cf. ?/Ces branchés qui  débranchent [1]/?,   28.04.2012)sobre a decisão da maioria dos empregados da Apple,  da Google, e outras empresas de Silicon Valley, de inscrever os filhos  em escolas em que as tecnologias estão ausentes, em colégios  "desligados".

   "O computador não passa de uma ferramenta. A quem só tem martelo, tudo lhe parece pregos...

 Para aprender a escrever é importante fazer grandes gestos. A matemática passa pela visualização do espaço. O ecrã perturba a aprendizagem. Restringe as experiências físicas e emocionais", declarou ao /Le Monde/ Pierre Lambert, um dos cérebros da Microsoft.
  
 O jornal conta o caso do /Waldorf School/, escola privada em que três quartos dos alunos são filhos de trabalhadores da indústria das tecnologias e internet. O ensino apoia-se em suportes tradicionais: quadro de giz,  lápis,  cadernos diários de papel.
 
 Tendo em conta os efeitos patológicos (no campo pedagógico, sobretudo preguiça, dispersão mental e incapacidade para desenvolver habilidades), a procura de escolas que não tenham ou que limitem o uso de tecnologias, irá converter-se numa tendência nas classes acomodadas, é o prognóstico de /Le Monde./

 "Os 'pobres" da tecnologia são os que não podem contornar a obrigação de responder logo a um email ou a um sms, e que por isso vivem na urgência e na interrupção contínua. Os novos ricos são, pelo contrário, aqueles que têm possibilidade de filtrar e manter distância face a essas solicitações."

 Uma troca de "papéis" que pode ser observada sobretudo se a educação for acompanhada em casa.


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