Junção da Cultura Indiana, Árabe, Flamenca e do Leste Europeu na Dança Cigana

 

Os ciganos são originários da Índia, mais precisamente da região do Rajastão. Porém, há muito anos atrás, numa briga, os mulçumanos expulsaram estes ciganos, que foram obrigados a andar de uma região para outra. Este povo sempre foi ligado às artes, como: artesanato, música e, principalmente dança. O bailado dos ciganos recebeu influência indiana, árabe e européia. Já, o Flamenco é uma mistura das danças espanholas com a dança cigana. Abaixo, veremos a influência de cada cultura na dança cigana:

 

Cultura Indiana:

A dança cigana foi influenciada pela dança indiana, justamente por causa de suas raízes, podemos ver isto através das seguintes características:

- Braços: na dança indiana os braços se mexem constantemente e em diversas posições, representando as deusas de vários braços com toda a sua dinâmica e agilidade. Já, os ciganos acreditam em um Deus só, mas seus gestos com os braços foram influenciados pela dança indiana. Ao mexer os braços e as mãos, os ciganos trabalham com os silfos, que são os elementais do ar.

- Lenço: na dança indiana há grande utilização do acessório lenço, pois como os indianos são muito místicos, o lenço significa os quatro elementos e a fertilidade. Na dança cigana, o lenço é usado para abençoar o lugar e para saudar Santa Sara pedindo ajuda e fertilidade.

- Pés: os pés bailam marcando o ritmo da música. Alguns estilos de dança cigana aconselham a dançar com os pés descalços, para contrair as forças da terra, assim como fazem algumas indianas.

- Quatro elementos: assim, como nos rituais indianos, alguns estilos de dança cigana adotam o balaido dos quatro elementos: onde uma dançarina entra com água, outra bailarina entra com uma planta, já outra mulher carrega uma tocha de fogo e, a última, entra com lenço.

- Incenso: na cultura indiana algumas bailarinas dançam com incenso como objetivo de purificar o ambiente e a dança cigana, também adotou isto.

 

Cultura Árabe:

A dança cigana, também, foi influenciada pela dança árabe, provamos isto por meio das seguintes características:

- Remelexo com os quadris: nas danças árabes os quadris são movimentados constantemente, representando a fertilidade, a sensualidade e a força feminina.

- Moedas nas roupas e bijuterias: nas danças mouras existem moedas nas roupas e nos acessórios, significando o desejo de riqueza, prosperidade, fartura e sorte.

- Pandeiros: os ciganos começaram a manusear o pandeiro de pele, de cabra, na Idade Antiga quando eles viajaram ao Oriente Médio, no encontro com os beduínos do deserto. Foram estes árabes que apresentaram este pandeiro aos ciganos que, por sua vez, introduziram o instrumento nas suas danças.

- Cante Mouro: na dança cigana temos o cante mouro, oriundo da cultura árabe, que é uma voz que começa cantando, lamentando a dor, lentamente. Mas que, muitas vezes, no final da música, a mesma voz reage com força à medida que o ritmo vai ficando cada vez mais rápido. Isto significa que os ciganos são capazes de enfrentar qualquer tipo de sofrimento. Um exemplo de canção com cante mouro é a música: Lamento Cigano.

- Sacolejo de ombros: significa capacidade de enfrentar a vida, apesar dos problemas.

- Velas: a dança árabe utiliza velas como símbolo de iluminação. Costuma-se dançar com velas em momentos importantes, como o casamento, por exemplo. A dança cigana adotou este acessório.

- Danças Circulares: no Oriente Médio os bailados em rodas são utilizados como símbolo de prece e união.

- Tuaregues ou tauregues: estes grupos são considerados os árabes mágicos do deserto. As mulheres dançam cobertas aos pés às cabeças, com os rostos escondidos. Geralmente, elas entram cobertas com um enorme lenço em seu corpo inteiro. Por isto, é comum na dança cigana, que antes da apresentação, a dançarina entre coberta com um lenço inteiro e depois ao início da música, ela jogue este pano no chão.

 

 

Cultura Flamenca:

A dança cigana influenciou o Flamenco, que nasceu em Andalucía e se espalhou por toda a Espanha, podemos ver isto através das seguintes características:

- Leques: o uso de abanicos na dança cigana, iniciou-se na Idade Antiga, quando os ciganos passaram pela Espanha. Deste jeito, a forma de utilização deste acessório é igual ao das danças espanholas.

- Saias rodadas: as saias compridas foram adotadas pelos ciganos quando eles chegaram à Europa, principalmente, na Espanha. Na dança cigana existem muitos rodados de saias, que significam alegria, beleza e gratidão.

- Sapateado: alguns estilos de dança cigana usam o sapateado como instrumento de percussão. Quando a cigana sapateia, significa, que ela está lutando pelo que quer sem medo.

- Xale: Por possuir formato triangular, significa a sagrada trindade, religiosidade, respeito e humildade.

- Castanhola: alguns estilos de dança cigana, também, usam a castanhola.

 

Cultura do Leste Europeu:

Os ciganos absorveram a cultura do Leste Europeu, em suas andanças na Idade Antiga. A dança desta região tem as seguintes características:

- Passos húngaros.

- Saltos e pulos.

- Flexão segmentar dos membros inferiores com aproximação dos segmentos dos membros inferiores pela atitude flexionada dos mesmos como aproximação dos seus segmentos possibilitando movimentos, que destacam os joelho e tornozelo.

- Aproximação dos membros inferiores ao tronco em determinadas situações no corpo no espaço.

- Diferentes contatos dos pés sob o solo com a planta do pé.

- Figurinos usando espartilho e colete.

- Utilização de instrumentos como: violino, rabeca e balalaika.

Luciana do Rocio Mallon

 

 

 

 

 

--
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário