Art&MusicaLSlides® "DESENVOLVIMENTO DO FENÔMENO CRISTÃO NO SENTIDO DA LIBERTAÇÃO ESPIRITUAL"

DESENVOLVIMENTO DO FENÔMENO CRISTÃO

NO SENTIDO DA LIBERTAÇÃO ESPIRITUAL
J. Herculano Pires no livro O HOMEM NOVO

 

Estagnações de espírito e atividades renovadoras
– A luta contra a inércia espiritual
– A Promessa do Consolador

 

As convenções sociais possuem aquele poder da segunda natureza, a que se referia Aristóteles. Dominados desde a infância pela força das convenções, os homens acabam por adaptar-se a elas com inteira submissão. A inércia, lei da matéria, que modernamente se transferiu para a energia, funciona também no plano do espírito. Habituados a determinadas fórmulas, os homens não encontram jeito de viver sem elas. Só os grandes vendavais biológicos e sociais, através da dor e da morte, das convulsões e transformações da sociedade, conseguem desalojar os indivíduos e as massas da estagnação rotineira.

 

Em todos os campos das atividades humanas, o apego às convenções impede o progresso, o arejamento das consciências. Mas em nenhum deles esse apego é tão forte, tão poderoso, como na religião. A história nos mostra a luta dos grandes reformadores contra a inércia do espírito nas religiões do passado: Hermes enfrentando as tradições milenárias da Índia, Buda revolucionando o Bramanismo, Jesus reformando o Judaísmo. No tocante a Jesus, o processo de reforma, de transformação profunda, prossegue ainda aos nossos olhos. Basta um ligeiro confronto do Sermão da Montanha com a chamada civilização cristã, ou com os próprios cristãos, como o fez Gandhi, para vermos que, depois de dois mil anos, o Cristianismo ainda luta com o “fermento dos fariseus”, a que o Mestre aludia no seu tempo.

 

Função do Espiritismo é prosseguir a revolução cristã. O fenômeno cristão atinge no Espiritismo uma nova fase. E é por isso que o movimento espírita representa um poderoso impulso contra o formalismo religioso, contra as convenções, as fórmulas da inércia espiritual. Cumprimento histórico da Promessa do Consolador, feita no Evangelho de João, o Espiritismo restabelece a essência do Cristianismo, ressuscita o ensino do Mestre em espírito e verdade, como o próprio Mestre ressuscitou em espírito. Não admira, pois, que haja espíritas ainda apegados a fórmulas sacramentais e litúrgicas. São criaturas que não compreenderam a doutrina, e embora levados na correnteza da evolução, querem apegar-se aos hábitos ancestrais. Mais hoje, mais amanhã, compreenderão o seu engano, pois o Espiritismo as trabalha dia a dia as suas consciências, e acabará despertando-as para a lição da água viva da mulher samaritana.

 

No primeiro capítulo de “Ave Cristo!”, de Emmanuel, psicografado por Chico Xavier, encontramos uma exposição da luta do Cristianismo contra a inércia espiritual do mundo romano. Este pequeno trecho dará uma ideia clara do que então se passava, e nos lembrará algumas semelhanças com a situação atual, enfrentada pelo Espiritismo: “Adensou-se o nevoeiro da estagnação e da morte entre as criaturas. As águias imperiais assentaram, na cega idolatria de Júpiter, a mentirosa religião da vaidade e do poder. E enquanto os deuses de pedra absorvem os favores da fortuna, alonga-se a miséria e a ignorância do povo, reclamando o pronunciamento do céu. Como se expressará, porém, a intervenção divina, sem a cooperação humana?”

 

Vemos nesse trecho o fenômeno da estagnação, pelo domínio da inércia, e a necessidade de elementos humanos que se disponham a rompê-la. O céu não se pronuncia entre os homens senão por meio dos homens. As revelações são feitas através de médiuns. A cooperação humana é portanto indispensável, para que os homens se libertem da estagnação espiritual, produzida pela inércia.

 

Kardec e os pioneiros heroicos do Espiritismo repetiram, em meados do século passado, a epopeia apostólica, sacudindo a inércia dos povos com as renovadas lições do Evangelho. E agora, neste exato momento em que nos encontramos, os espíritas precisam ouvir a advertência de Emmanuel, no prefácio do livro a que acima nos referimos: “O Espiritismo, que atualmente revive o apostolado redentor do Evangelho, em suas tarefas de reconstrução, clama por almas valorosas no sacrifício de si mesmas, para estender-se vitorioso.”

 

* * *

 

 

Com esta mensagem eletrônica
seguem muitas vibrações de paz e amor
para você

Nenhum comentário:

Postar um comentário