BAlelA - ARte e cULTurA Lenda de Saturno e o Carnaval

 

Lenda de Saturno e o Carnaval

 

A primeira Lenda Urbana sobre Carnaval refere-se ao vingativo Deus Saturno, que era fã de barcos e navios.

Reza a lenda que como ele era muito brabo e mal- humorado ele detestava arco-íris e lugares com cores muito fortes. Por isto, sua força aumentava nas tempestades, nos dias cinzentos e no inverno. Um certo dia, cansado das vinganças de Saturno contra a Terra, os mortais aprisionaram este deus através de fitas coloridas de lã, que foram amarradas em seus pés, para que ele perdesse as suas energias. Assim Saturno ficou humilde e pediu a Zeus, o chefe dos deuses do Olimpo, para que pelo menos uma vez ao ano ele ficasse livre e em troca não se vingaria de ninguém durante aquele período. Então, Zeus explicou isto aos mortais, que elaboraram uma festa chamada Saturnália, em homenagem as colheitas, onde as fitas coloridas de lã eram retiradas da estátua de Saturno. Além disto, a festa era animada, pois as pessoas jogavam excrementos umas nas outras, cantavam, dançavam, os escravos eram libertados durante o período deste evento e barcos alegóricos desfilavam. Reza a lenda que o nome destes barcos eram Carros Navalis e que, o termo Carnaval pode ter vindo disto.

Nesta comemoração, as pessoas tinham a liberdade de se vestirem como as criaturas que elas sempre sonharam em ser. Deste jeito, surgiram as primeiras fantasias de Carnaval.

Dizem que na Antiga Roma havia, numa praça, uma estátua de Saturno e que depois das pessoas colocarem fitas coloridas nos seus pés, a imagem sumia e só voltava depois do evento.

Luciana do Rocio Mallon

 

 

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "BALELA - ARte e cULTurA " dos Grupos do Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie um e-mail para balela+unsubscribe@googlegroups.com.
Para obter mais opções, acesse https://groups.google.com/groups/opt_out.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário