Art&MusicaLSlides® "É..., o 'Velho Guerreiro' tinha razão !"
É..., o "Velho Guerreiro" tinha razão !
*Lourenço N. Sanches
Um slogan, ou "frase de efeito", é uma frase de fácil memorização que busca resumir as características positivas que se pretende transmitir à população a fim de conquistar sua preferência, seja de um produto, serviço, partido político ou até mesmo de uma pessoa.
José Abelardo Barbosa de Medeiros, pernambucano de Surubim (30/9/1917 – 30/6/1988) foi um grande comunicador de rádio e televisão, tendo feito enorme sucesso como apresentador de programas de auditório e eternizando a personagem "Chacrinha".
Sagaz, naturalmente inspirado pelo enunciado da Lei de Lavoisier acerca da conservação das massas - "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma", esculpiu a célebre frase:
"Na televisão nada se cria, tudo se copia".
Ainda nesta semana assistimos na TV ao programa do PSB que teve como destaque a fala do Governador Eduardo Campos repisando o mote:
"É possivel fazer mais".
A atual e temporária ocupante da cadeira presidencial, escorada por seu padrinho político aproveitou "o gancho" de Eduardo e em sua "pré-campanha" à reeleição diz:
"É possível fazer cada vez mais".
Em 2012, as eleições nos Estados Unidos foram ganhas por Barack Obama que conseguiu se reeleger escudado no slogan:
"Yes, we can". Em bom português, "Sim, nós podemos."
Evidentemente essa colocação do Presidente Obama embutia o avanço, ou seja, o "fazer mais".
Alguma diferença, além do idioma, entre os três slogans?
Nenhum !
É, o "Velho Guerreiro" tinha razão..., e sua frase veste bem não só com relação aos programas de televisão!
Enquanto isso, aguardamos ansiosamente o dia em que a esperança, finalmente, encontrará a realidade tão sonhada por nosso povo..., e que seja logo!
É verdade, o Brasil precisa e pode realizar muito mais, desde que tenha dirigentes políticos verdadeiramente compromissados com o futuro do país, eliminando o gigantesco desperdício de dinheiro público como vem ocorrendo, e amplamente noticiado, sem "mensalões", que pensem no plural da nação e não em interesses menores, estribados na busca da conquista pessoal do poder, como há muito se observa.
Penso mesmo que pouco importa o slogan ora utilizado, ou outro qualquer que venha a ser criado/copiado, mas sim o inamovível comprometimento do próximo presidente com os interesses da nação e do povo brasileiro, acima de quaisquer outros!
É isso que precisamos..., urgentemente!
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