Art&MusicaLSlides® "É..., o 'Velho Guerreiro' tinha razão !"

 

É..., o "Velho Guerreiro" tinha razão !

 

*Lourenço N. Sanches

 

Um slogan, ou "frase de efeito", é uma frase de fácil memorização que busca resumir as características positivas que se pretende transmitir à população a fim de conquistar sua preferência, seja de um produto, serviço, partido político ou até mesmo de uma pessoa.

José Abelardo Barbosa de Medeiros, pernambucano de Surubim (30/9/1917 – 30/6/1988) foi um grande comunicador de rádio e televisão, tendo feito enorme sucesso como apresentador de programas de auditório e eternizando a personagem "Chacrinha".

Sagaz, naturalmente inspirado pelo enunciado da Lei de Lavoisier acerca da conservação das massas - "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma", esculpiu a célebre frase:

"Na televisão nada se cria, tudo se copia".

Ainda nesta semana assistimos na TV ao programa do PSB que teve como destaque a fala do Governador Eduardo Campos repisando o mote:

"É possivel fazer mais".

A atual e temporária ocupante da cadeira presidencial, escorada por seu padrinho político aproveitou "o gancho" de Eduardo e em sua "pré-campanha" à reeleição diz:

"É possível fazer cada vez mais".

Em 2012, as eleições nos Estados Unidos foram ganhas por Barack Obama que conseguiu se reeleger escudado no slogan:

"Yes, we can". Em bom português, "Sim, nós podemos."

Evidentemente essa colocação do Presidente Obama embutia o avanço, ou seja, o "fazer mais".

Alguma diferença, além do idioma, entre os três slogans?

Nenhum !

É, o "Velho Guerreiro" tinha razão..., e sua frase veste bem não só com relação aos programas de televisão!

Enquanto isso, aguardamos ansiosamente o dia em que a esperança, finalmente, encontrará a realidade tão sonhada por nosso povo..., e que seja logo!

É verdade, o Brasil precisa e pode realizar muito mais, desde que tenha dirigentes políticos verdadeiramente compromissados com o futuro do país, eliminando o gigantesco desperdício de dinheiro público como vem ocorrendo, e amplamente noticiado, sem "mensalões", que pensem no plural da nação e não em interesses menores, estribados na busca da conquista pessoal do poder, como há muito se observa.

Penso mesmo que pouco importa o slogan ora utilizado, ou outro qualquer que venha a ser criado/copiado, mas sim o inamovível comprometimento do próximo presidente com os interesses da nação e do povo brasileiro, acima de quaisquer outros!

É isso que precisamos..., urgentemente!

 

* Lourenço Nisticò SanchesProfissional de Marketing, pesquisador, cronista e articulista

Nenhum comentário:

Postar um comentário