BOMBA...!

Repasso artigo de um amigo, publicado no Jornal de Santa Catarina desse final de semana

Coluna de Cao Hering

NYTimes

Lula terá coluna no The New York Times! Frisson na praça. Os minimamente letrados com razoável conhecimento da crase se indignaram; a galera favorecida com caraminguás ou lotada em algum quadrado do aparelhamento nacional teve seus frêmitos. À lógica: quem já ouviu Lula concluir que parte da população terrestre é obrigada a inalar os gases tóxicos – produzidos poucas horas antes em outro país – por causa da rotação do globo, pôs-se a imaginar o estilo do “guia” no renomado diário americano. O Facebook não perdeu tempo com simulações cômicas. Ainda obedecendo à lógica, o já doutor honoris causa, e agora articulista, não escaparia de um gohst-writer. Marco Aurélio Garcia e Duda Mendonça teriam boas chances.

A dúvida não se encerrava na inimaginável redação do “retirante, operário, vítima de preconceito, etc.”. O que pegava mesmo era como o NYT tinha topado essa. Estava eu, caro e paciente leitor, ruminando sobre o fato relevante quando me aparece e-mail de uma amiga residente nos Estados Unidos que, tornando as coisas bem mais explicáveis, enviou o seguinte texto ao referido jornal:

“Eu sou brasileira, mas moro aqui nos EUA, em Nova York desde 2010. Estou realmente chocada e espantada com a forma como um jornal com tanta influência e inteligência poderia ter LULA do Brasil, um presidente que mal terminou o ensino fundamental, e tenho certeza que todo mundo sabe que a sua reputação no Brasil está desmoronando. Nos últimos dois anos todo o seu partido e ele próprio tem sido alvo de muitas investigações criminais, e a maioria dos de seus colegas de trabalho foram condenados este ano pelo Poder Judiciário no Brasil. Muito triste. E o mais triste é como um jornal como NYTimes pode dar qualquer crédito para um decadente político como este? Eu não sei...”.

Resposta: “Obrigado por escrever. O ex-presidente Lula não está escrevendo uma coluna para o The New York Times. Ele está escrevendo uma coluna para o The Times Syndicate, que representa clientes em todo o mundo e vende seus trabalhos para outras mídias. O The Times teve muitos escritores, como o presidente Lula, que venderam o seu trabalho ao longo do tempo, incluindo Richard Branson, Noam Chomsky, Mikhail Gorbachev e Jack Welch. Basicamente, o The Times toma o texto deles, os molda em artigos, e os oferece aos clientes por uma taxa. O presidente Lula não vai aparecer regularmente nas páginas do The Times ou no nytimes.com. Mais uma vez, obrigado por escrever. Agradecemos o seu feedback”.

Ufa! Então tá. Lula venderá seu trabalho via The Times Syndicate mediante uma taxa. Caixa não falta. Com os diabos! Que “trabalho” será este? Mas, conforme reza o jargão, o papel aceita tudo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário