Art&MusicaLSlides® Patriotismo e respeito: “Va pensiero”
Filed Under : by Madereira
quinta-feira, 27 de junho de 2013Amigos e amigas,
No espaço profissional, há sempre a oportunidade de exercermos a nossa cidadania.
Em qq lugar e hora, podemos e devemos aproveitar as oportunidades, para empreendermos a ação política necessária, exercer a nossa cidadania.
Amiche,
Nello spazo professionale c´è sempre l´opportunità per esercitare la nostra cittadania.
Possiamo e dobbiamo, in qualque luogo ed ora, aproffitare l´opportunità per aggire politicamente in quello che sia necessario, esercitando la nostra cittadania.
Leiam o texto e assistam ao vídeo:
Em 12 de março, Silvio Berlusconi teve que enfrentar a realidade... A Itália comemorou o aniversário de 150 anos de sua unificação, que desta vez aconteceu na Ópera de Roma, com a apresentação de "Nabucco", de Giuseppe Verdi, conduzida pelo Maestro Ricardo Muti.
Nabucco é uma obra tanto musical quanto política: evoca o episódio da escravidão dos judeus na Babilônia, e seu famoso coro "Va pensiero" é a canção dos escravos oprimidos. Na Itália, essa música é o símbolo da busca pela liberdade para as pessoas, que no período final do século XIX - quando Verdi escreveu a ópera - foram oprimidas pelo Império dos Habsburgos, e que lutaram pela criação da Itália unida.
Antes da performance, Gianni Alemanno, prefeito de Roma, subiu ao palco para fazer um discurso denunciando cortes orçamentários na área da cultura, feitos pelo governo central, embora Alemanno seja um membro do antigo partido do governo e antigo ministro de Berlusconi. Esta intervenção política em um momento cultural dos mais simbólicos para Itália produziria um efeito inesperado, uma vez que o próprio Berlusconi assistia ao espetáculo.
Em seguida, conforme relatado pelo repórter do jornal inglês The Times, o maestro Ricardo Muti disse que foi uma noite de verdadeira revolução:
"No começo houve uma grande ovação da plateia. Então nós começamos com a ópera. Ela se desenvolveu muito bem até chegarmos à famosa canção "Va pensiero". Senti imediatamente que o clima estava tenso na plateia.
Existem coisas que você pode sentir, mas não pode descrever. Foi o silêncio do público que a fez se sentir. Mas no momento em que as pessoas perceberam que começava Va Pensiero, o silêncio estava cheio defervor real. Você poderia sentir a reação visceral da plateia ao clamor dos escravos a cantar: "Oh minha pátria, tão bela e perdida!".
Quando o coro chegou ao fim, já poderiam ser ouvidos, entre o público, vários pedidos de "bis". A multidão começou a gritar: "Viva Italia", "Viva Verdi", "Viva a Itália!". Pessoas da casa começaram a lançar papéis com mensagens patrióticas. Apenas uma vez Muti tinha concordado em fazer um bis de "Va Pensiero", no
Foi muito aplaudido, inclusive pelos artistas em cena. E continuou: "Como um clima italiano reina aqui, eu, Muti, fiquei calado por muitos anos. Eu queria agora... Teríamos que dar um sentido a esta canção... Estamos em nossa casa, o teatro de Roma... E o coro cantou magnificamente e foi muito bem acompanhado pela orquestra... Se quiserem, eu proponho que se juntem a nós para que cantemos todos juntos"
Completa o repórter do Times: "Então, ele convidou a plateia a cantar o coro de escravos. Eu vi as pessoas levantarem-se
Naquela noite não houve apenas uma representação da ópera Nabucco, de Verdi, mas também um recado de todos os presentes ao teatro da capital para chamar a atenção dos políticos.
Aqui está o vídeo deste momento emocionante.
http://www.youtube.com/embed/G_gmtO6JnRs

Nenhum comentário:
Postar um comentário