Art&MusicaLSlides® "ESSÊNCIA DA OBRA DE KARDEC"

ESSÊNCIA DA OBRA DE KARDEC
Revista Internacional de Espiritismo (RIE)

Outubro 2013
http://www.oclarim.org/site/

 

A verdadeira Doutrina Espírita está no ensino que os Espíritos deram, e os conhecimentos que esse ensino comporta são por demais profundos e extensos para serem adquiridos de qualquer modo que não por um estudo perseverante, feito no silêncio e no recolhimento. (L.E., Introdução, XVII)(1)


O objetivo essencial do Espiritismo é melhorar os homens, no que concerne ao seu progresso moral e intelectual. (I.E. 35)(2)

 

O egoísmo, o orgulho, a vaidade, a ambição, a cobiça, o ódio, a inveja, o ciúme, a maledicência são, para a alma, ervas daninhas das quais devemos cada dia arrancar os brotos. Seu antídoto é a caridade e a humildade. (I.E. 37)(2)

 

A prece é um ato de adoração. Orar a Deus é pensar Nele, aproximar-se Dele, pôr-se em comunicação com Ele. (I.E. 44)(2)

 

O Espiritismo, que se funda no conhecimento de leis até agora incompreendidas, não vem destruir os fatos religiosos, porém sancioná-los, dando-lhes uma explicação racional. (O.P., Manifestações dos Espíritos, 7)(3)
 
Esse livro de doutrina (O Evangelho Segundo o Espiritismo) terá considerável influência, pois que explana questões capitais e, não só o mundo religioso encontrará nele as máximas que lhe são necessárias, como também a vida prática das nações haurirá dele instruções excelentes. (O.P., Imitação do Evangelho)(3)

 

A força do Espiritismo tem duas causas preponderantes: a primeira é a que torna felizes os que o conhecem, o compreendem e o praticam; a segunda é que ele não repousa na cabeça de nenhum homem que possa ter derrubado; não tem um foco único, que possa ser extinto; seu foco está em toda parte, porque em toda parte há médiuns que podem comunicar-se com os Espíritos; não há família que não os possua em seu seio e que realizem estas palavras do Cristo: Vossos filhos e vossas filhas profetizarão, e terão visões, porque, enfim, o Espiritismo é uma ideia e não há barreiras impenetráveis à ideia, nem bastante altas para que estas não possam ser transpostas. (R.E., novembro de 1861, Reunião Geral dos Espíritas Bordeleses – Discurso do Sr. Allan Kardec)(4)

 

Do aparecimento de O Livro dos Espíritos data a verdadeira fundação do Espiritismo, que até então se constituía de apenas elementos esparsos, sem coordenação, e cujo alcance não havia sido compreendido. (R.E., maio de 1869, Biografia do Sr. Allan Kardec)(4)

 

O Espiritismo tem por máxima: “Fora da caridade não há salvação”, isto é, a igualdade entre os homens perante Deus, a tolerância, a liberdade de consciência e a mútua benevolência. (R.E., maio de 1869, Biografia do Sr. Allan Kardec)(4)

 

O Espiritismo é, de sua própria natureza, modesto e pouco rumoroso. Ele existe pelo poder da verdade e não pelo barulho feito em seu redor. (R.E., outubro de 1869, Dissertações Espíritas)(4)

 

O Espiritismo abre à arte um campo inteiramente novo, imenso e ainda inexplorado. Quando o artista houver de reproduzir com convicção o mundo espírita, haurirá nessa fonte as mais sublimes inspirações. (O.P., Influência perniciosa das ideias materialistas)(3)

 

O Espiritismo vem opor um dique à difusão da incredulidade, não somente pelo raciocínio, não somente pela perspectiva dos perigos que ela acarreta, mas pelos fatos materiais, tornando visíveis e tangíveis a alma e a vida futura. (C.I., cap. I, n. 4)(5)

 

O Espiritismo, pois, vem, a seu turno, fazer o que cada ciência fez no seu advento: revelar novas leis e explicar, conseguintemente, os fenômenos compreendidos na alçada dessas leis. (G., cap. XIII, n. 4)(6)

 

O pensamento é um dos atributos do Espírito; a possibilidade que eles (os Espíritos) têm de atuar sobre a matéria, de nos impressionar os sentidos e, por conseguinte, de nos transmitir seus pensamentos, resulta, assim nos podemos exprimir, da construção fisiológica que lhes é própria. (L.M., cap. II, n. 7)(7)

 

Todos os fenômenos espíritas têm por princípio a existência da alma, sua sobrevivência ao corpo e suas manifestações. (L.M., cap. II, 14/1)(7)

 

A caridade é a alma do Espiritismo: ela resume todos os deveres do homem para consigo mesmo e para com os seus semelhantes. (R.E., dezembro de 1868, Sessão Anual Comemorativa do Dia dos Mortos)(4)

 

1. KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos.
2. _____________. Iniciação Espírita.
3. _____________. Obras Póstumas.
4. _____________. Revista Espírita.
5. _____________. O Céu e o Inferno.
6. _____________. A Gênese.
7. _____________. O Livro dos Médiuns.

 

* * *

 

 

 

 

Com esta mensagem eletrônica
seguem muitas vibrações de paz e amor
para você

---------




Nenhum comentário:

Postar um comentário