Art&MusicaLSlides® "Ensinar com sabedoria"
Ensinar com sabedoria
Voc j teve alguma dificuldade para convencer seu filho a fazer alguma coisa que ele no desejava ou se sentia incapaz de fazer?
Em caso afirmativo, qual foi a ttica usada para esse convencimento?
As respostas so as mais variadas possveis, mas, geralmente, no usamos estratgias eficientes porque a nossa pacincia no o permite.
Todavia, para que consigamos um resultado satisfatrio na educao dos filhos, preciso ensinar com sabedoria.
Uma pequena histria de dois irmos nos dar mostra disso.
O menino, parado diante da alta montanha, disse irm mais velha:
"No consigo subir este morro. impossvel! O que vai acontecer comigo? Vou passar a vida inteira aqui no p do morro? Isso terrvel demais!"
"Que pena!" Disse a irm. "Mas olhe, maninho, descobri uma brincadeira tima!"
No mesmo instante, pisou com fora no solo e desafiou o irmo: "Duvido que voc consiga deixar uma pegada to ntida, na terra, quanto a minha."
O menino aceitou o desafio e deu um passo frente. Colocou o p no cho e respondeu com alegria:
"Veja! A minha pegada est igual sua!"
"Voc acha?" Perguntou a irm. "Olhe a minha de novo. Agora eu vou pisar mais fundo, porque sou mais pesada que voc.
Tente outra vez, e veja se consegue pisar mais forte", continuou a irm.
"Agora a minha est to funda quanto a sua", gritou o menino com alegria.
E, com satisfao continuou a dar passos e fazer pegadas cada vez mais fortes.
"Olhe, mana! Esta, esta e esta, esto o mais fundo possvel."
", est muito bom mesmo", disse a irm. "Mas agora minha vez, deixe eu tentar de novo e vamos ver."
E eles continuaram, passo a passo, comparando as pegadas e rindo da nuvem de poeira que deixavam para trs.
No demorou muito tempo e o menino olhou para cima.
"Ei", disse ele, "ns estamos no alto do morro."
"Nossa!" Disse a irm. "Estamos mesmo."
A garota, usando a sabedoria, conseguiu convencer o irmo que no estava disposto a enfrentar a caminhada morro acima.
Sua ttica foi a de caminhar sua frente e desafi-lo a fazer o mesmo, em forma de brincadeira.
Mas, ao contrrio da sua atitude, muitos de ns usamos a maneira mais difcil, que a do empurro. Desejamos que os filhos venam as dificuldades e as limitaes na base da chantagem ou do tradicional "sopapo".
Talvez esse seja o motivo pelo qual nossas tentativas muitas vezes no do bom resultado.
Por essa razo, vale a pena pensar na melhor forma de conduzir nossos educandos para que eles consigam chegar ao ponto que desejamos, sem cicatrizes e sem traumas.
Pensemos nisso!
Redao com base no cap. O morro, de Laura E. Richards, de O livro das virtudes, v. 2, de William J. Bennett, ed. Nova Fronteira
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