BAlelA - ARte e cULTurA Sobre a Roda de Dança Para Santo Antônio

Sobre a Roda de Dança Para Santo Antônio
Dias atrás comentei, na Internet, sobre a Roda de Dança para Santo Antônio e algumas pessoas me escreveram para que eu explicasse melhor sobre esta manifestação cultural do Brasil. Mas que, infelizmente, está sendo esquecida. As Rodas de Danças chegaram ao nosso país através dos imigrantes portugueses, no Brasil-Colônia.
Uma roda de dança milagrosa é um evento, com coreografias de balé, dedicadas a algum santo para pedir, ou, agradecer uma graça alcançada. Quem acompanhou a novela chamada Velho Chico, deste ano de 2016, deve lembrar que a personagem Leonor fez uma Roda de Dança Para São Gonçalo para agradecer um milagre alcançado. Este tipo de evento funciona do mesmo jeito que apareceu na novela.
Anos atrás, no mês de junho era comum, as moças fazerem as Rodas de Santo Antônio para alcançar um casamento. Este evento era organizado da seguinte forma: uma jovem donzela se vestia com roupas medievais como: saia rodada, anágua, espartilho e flores na cabeça. Então ela dançava no meio das mulheres que desejavam um matrimônio, jogando pétalas de rosa, fazendo o balé do anel e da bandeira de Santo Antônio. As jovens que pegavam as pétalas, conseguiam o anel e encostavam na bandeira conseguiam casar. Na verdade, este evento é uma adaptação de um ritual egípcio conhecido como: A Dança da Vestal para as Irmãs Conseguirem um Casamento, onde as virgens bailavam para que as outras jovens conseguissem casar. Porém, na Idade Média, este evento foi adaptado e virou a Dança da Roda Para Santo Antônio.
Agora, só falta vocês organizarem uma Roda de Dança nas cidades.
Luciana do Rocio Mallon
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário