gola de trico rápida


meninas... recebi e repasso!!!



Gola com broche removível
Quem vê a foto vai achar que eu pirei, variei, coisa e tal.  Tudo bem. Mas gentê, eu sou obssessiva e faço tricô no verão  sim, já pensando em coisas que eu vou usar no inverno. Porque quando finalmente chega o frio eu já quero ter coisas novas prontinhas pra usar. Vocês não ? 
Tanto que resolvi fazer esta gola ontem a noite. É que eu me auto desafiei a fazer algo diferente, moderno e econômico, usando apenas * uma meada de lã* . Até cogitei fazer um cachecol mas desisti quando lembrei que além de ser meio cliché, com certeza eu gastaria no mínimo duas meadas. Foi então que me lembrei das golas de tricô ! Elas são basicamente um 'esquenta pescoço' , bem mais compactas que os tradicionais cachecóis. Na minha opninião, fazendo a equação custo/benefício/ praticidade as golam saem ganhando.  E o legal é que com lã grossa se tricota uma gola legal em 30 minutos, numa sentada no sofá para ver TV.
Eu sei que tá calor demais pra usar agora mas a gente é criativa para achar soluções né ? Aquela sua amiga que mora lá no hemisfério norte vai adorar, a outra que vai viajar agora, e por aí vai. Ou guarde no armário por uns meses até o inverno chegar como eu.
A receita ? Super simples, ideal pra quem está começando no tricô. 

1. Para esta gola eu usei a quantia exata de uma meada de  Ponto Alto da Aslan (50% lã, 50% acrílico) na cor 54, beringela. Esta lã tem a textura e maciez ideal para este tipo de projeto. É super macia e não pinica, importante para algo que vai ficar no seu pescoço. 

2. Para a minha gola usei agulhas circulares tamanho 8 e 40 cm, para obter um tubo sem costura .   Montei 40 pontos na agulha circular.  ( Daria para fazer com agulha reta também, tricotando um retângulo e unindo as extremidades no final. Fica a seu critério. )
3. Para o primeiro ponto da primeira carreira, tome cuidado pra não torcer . Feche as duas pontas do círculo começando com ponto meia. Continue em ponto barra, alternando 1 tricô  e uma meia, até o final da primeira  carreira .
4. Continue fazendo ponto barra por mais 9 carreiras, dez no total, contando a primeira que você já fez. Arremate. Corte o restante de lã que sobrar e esconda as pontas passando por dentro da trama. 
Gola com botões de madeira
Deixe a sua gola lisa ou enfeite como quiser. Por exemplo, na primeira foto eu coloquei um broche grandão de flor feltrada na lateral, removível. Uma outra idéia que fiz também foi pregar uma carreirinha de botões grandões de madeira (3 cm de diâmetro) com uma fita colorida, dando um nozinho por dentro. 
Fica legal usar a gola com casaco ou jaqueta, o pescoço fica bem aquecido  ! 
Outras dicas:
* Se você não tem agulha circular número 8 ( é dificil de achar, por isso eu fiz as minhas em casa) isso não pode te impedir a executar este projeto! Com a  agulha convencional reta faça um retângulo nas mesmas medidas e una as duas extremidades no final. Ou então faça com botões funcionais. Vejam que linda este gola  que foi feita a partir de um retângulo tricotado. As casas e botões foram aplicados posteriormente . 
* Um receitinha grátis  de gola no ponto escalopado ( ou ponto shetland), para quem quer um projeto um pouco mais avançado, com linha mais fina.  Do blog do Yarn Over Movement.


                       

--
meu blog de receitas e modelos:

http://agulhasmagicas-grasicsc.blogspot.com/

meu blog de trabalhinhos:

http://agulhasmagicas-trico-e-croche.blogspot.com/



meu picasa 1:

http://picasaweb.google.com/grasicsc


meu picasa 2:

http://picasaweb.google.com/grasi.schumann

meu outro blog:

http://grasicsc.blogspot.com/




 °º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸ *GRASI* °º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸

--
Armazém da Arte "Clube de Mães"
Telefone: + 55 (47) 3363 – 3685
e-mail: contato@armazemdaarte.art.br
Sítio: www.armazemdaarte.art.br
Calçadão da Avenida Central - Galeria Joaquim Correia (Entrada Loja do Gorila)
Balneário Camboriú – Santa Catarina – Brasil
CEP: 88330 - 048
 
Para postar neste grupo, envie um e-mail para armazemdaarte@googlegroups.com
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para armazemdaarte-unsubscribe@googlegroups.com
Para ver mais opções, visite este grupo em http://groups.google.com.br/group/armazemdaarte?hl=pt-BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário