Cozinha em ordem é uma maravilha


30/09/2010
Cozinha em ordem é uma maravilha
Texto Naélia Forato | Fotos Sidney Doll | Produção Beto Biancalana
Saber exatamente onde está cada item, ter facilidade e cuidado para pegar uma louça delicada e estar próximo daquele tempero quando a comida está aos pulos na panela são alguns pontos que fazem total diferença na rotina de quem gosta de cozinhar.

Para propor mudanças revolucionárias no momento de deixar tudo em ordem, a organizer Andrea Caetano foi convidada para mostrar como facilitar a rotina na casa de uma moradora que adora receber os amigos para sessões mestre cuca, mas que precisa de mais praticidade, principalmente pela correria diária.

Se você se encaixa no perfil e se sente um estrangeiro na própria área gourmet, arregace as mangas e acompanhe os passos propostos pela profissional. Lá vai a primeira dica: setorizar os armários por funções e prioridades. Vale ressaltar que o ambiente deve ser projetado para que facilite o uso pelos moradores. Foi o que fez a arquiteta Samira Bittar na concepção desta cozinha.

1- Em espaços reduzidos, procure ajuda de prateleiras auxiliares. Além de removíveis, têm preço acessível. Neste caso, foram destinadas a empilhar os pratos, separados por tipos raso e fundo. E as prateleiras suspensas (encontradas na Utilplast) seguram peças menores, como xícaras e pires. "Empilhar nem sempre é a melhor saída. Por isso, usar esses acessórios ajuda no manejo das peças mais utilizadas", conclui Andrea. Manter os copos de vidro alinhados é uma solução prática e sinaliza boa aparência.






















2-
Papelada fica aqui: do telefone da pizzaria ao do eletricista. Mantenha o bloquinho de anotações e a agenda sempre acompanhados do aparelho, o que ajuda a achar o contato e a listar o que falta comprar. Deixe à disposição números de emergência e os manuais de eletrodomésticos. Mas concentre tudo em uma caixa ou pasta organizadora. Com toda a papelada reunida, vale plastificar alguns papéis, como o caderno de receitas, para não molhar, nem manchar.
























3- Quando usar toalhas de plástico para forrar prateleiras? Recorra a esse produto em lugares que condicionam peças delicadas, que não possam deslizar. As toalhas de PVC dão aderência à bancada e evitam riscos nos utensílios. Mas atenção: limpe-as com frequência para que não acumulem sujeira.





























4- Quando chega a vez dos recipientes de plástico, tudo parece complicar. Se a situação envolve muitos potes e pouco espaço, mantenha a calma e comece por se desfazer de peças cujas tampas já se perderam. Prefira guardar os utensílios com suas respectivas tampas, mas se não for possível, separe os conjuntos, mas sempre próximos. A organizer ensina: na compra, "opte por produtos de boa qualidade, para que não quebrem ou adquiram aquele mau cheiro típico."






















5- Se a marcenaria capricha, o morador agradece. No projeto da arquiteta Samira Bittar, um nicho vertical foi perfeito para guardar as bandejas da casa. Se o local for próximo ao fogão, aproveite para colocar temperos, azeites e óleos: fica fácil usá-los durante o cozimento.

























6- Experimente colocar todo o aparato do café da manhã em um mesmo local. Isso evitará o vaivém desnecessário na cozinha logo cedo. Concentre as xícaras e o açucareiro em uma bandeja. E, próximos, a cafeteira e a torradeira. O porta-pão é uma excelente sugestão para organizar a bancada e manter a consistência do produto.


























7- Reserve um espaço alto e exclusivo para os cristais. Outra dica é não misturá-los com outros materiais, como plásticos. Aqui, a primeira prateleira foi destinada aos acessórios mais usados, como taças Sommeliers e recipientes para aperitivos. A segunda expõe peças de uso raro (taças de licor e de vinho branco). "Sempre em sequência de tamanho", indica Andrea. A escolha deste armário levou em consideração a presença dos nichos para vinhos logo ao lado.





















8- Cada talher no seu espaço. As divisórias de gavetas são indispensáveis para promover uma sensação de organização aos talheres, e, de quebra, poupam o máximo de espaço na cozinha. O mercado oferece modelos de vários tamanhos, preços e materiais (acrílico, plástico, vidro).










9- O melhor a fazer com os eletroportáteis é guardar os menos usados e expor aqueles mais requisitados no dia a dia. Para que não quebrem, as travessas de vidro devem ser empilhadas em, no máximo, três unidades. Prefira os escorredores de louças com bandejas para reservar água, pois evitam manchas na bancada, que, nesta cozinha, é de Corian®.
























10- Para panelas pesadas e grandes, indica-se armazená-las em níveis baixos. Andrea preferiu colocá-las embaixo da bancada e, com um suporte, empilhou boa parte das frigideiras de forma acessível. Tudo muito próximo ao fogão. Segundo Andrea, o segredo ao organizar é "juntar o mesmo assunto". Caso o time de tachos e caçarolas seja grande, prefira amontoar, deixando as respectivas tampas ordenadas em um porta-tampas.

























11- Aproveite as gavetas maiores para alojar grandes panelas ou embalagens, como caixas de leite, sucos e refrigerantes. Mas com uma ressalva: os mantimentos devem ficar impecáveis, pois se forem empilhados, atrapalharão o manuseio e a visualização. No mais, fique à vontade para organizar os produtos que não couberam na despensa.
























12- No canto reservado à despensa, Andrea novamente utilizou uma prateleira suspensa para aqueles biscoitos fofos, evitando que se amassem. Os pacotes abertos foram fechados com presilhas e colocados em latas de alumínio. Segundo ela, isso garante a preservação do produto.



























13- Aproveite uma gaveta próxima ao fogão para dispor os papéis toalha e de alumínio. O mesmo com o sal e as conchas e escumadeiras, que aqui estão de prontidão na bancada. Use esta ordem nas gavetas, de cima para baixo: faqueiro, material de trabalho (abridor de lata e facas cortantes), papéis e sacos plásticos, guardanapos, panos de prato e toalhas de mesa.

Projeto de arquitetura, Samira Bittar; armários, Florense; bandeja do café da manhã, Atelier Dequech; acessórios e aramado, Utilplast; guardanapo de pano, Cheia de Bossa; bancadas em Corian, DuPont; eletrodomésticos, cuba e painel de madeira, Exclusive Home.
 


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg0_lMN1696z7EKIbzE99RnOE58JD67AQyQYnOWLs6DP4U_h0gA3v8YFcNIL1AmV8yfPg5lkNol_e4Ehvonhcq3gyf84EAvfuHIzEu99dEy6h7r37quwNzZ-nj6kjk3K5rwkQhknljtaMn7/s1600-r/Blog.JPG
http://www.eveiza.com.br/plus/wp-content/uploads/2009/08/twitter-logo.jpg
http://www.libertclub.com.br/images/orkut_logo2.png
   PitaPata - (7J8P)


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário