Art&MusicaLSlides® Manuel - "Poupar combustível - 4 pequenos truques"

Truques de um Engenheiro de Segurança para abastecer os veículos!

 

Assim que levar a sério e passar a aplicar os truques que a seguir são explicados, passará a aproveitar ao máximo o seu combustível e, portanto, o seu dinheiro.

 

Espero que lhe sejam proveitosos!

 

*1º Truque:

 

Encher o tanque, sempre, pela manhã, o mais cedo possível. A temperatura ambiente e do solo é mais baixa. Todas os postos de combustíveis têm os depósitos debaixo terra. Ao estar mais fria a terra, a densidade da gasolina e do diesel é menor. O contrário se passa durante o dia, quando a temperatura do solo sobe, e os combustíveis tendem a expandir-se. Por isto, se enche o tanque ao meio dia, pela tarde ou ao anoitecer, o litro de combustível não será um litro exatamente. Na indústria petrolífera, a gravidade específica e a temperatura de um solo têm um papel muito importante. Onde eu trabalho, cada carregamento de combustível nos camiões é cuidadosamente controlado no que diz respeito à temperatura. Para que, a cada litro vertido no depósito (cisterna) do camião seja exato.

 

*2º Truque:

 

Quando for pessoalmente encher o tanque, não aperte a pistola ao máximo (ou pedir ao funcionário, no caso de ser servido). Segundo a pressão que se exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta. Prefira sempre o modo mais lento e poupará mais dinheiro. Ao encher mais lentamente, cria-se menos vapor e, a maior parte do combustível vertido converte-se num cheio real, eficaz. Todas as mangueiras vertedoras de combustível devolvem o vapor para o depósito. Se encherem o tanque apertando a pistola ao máximo uma percentagem do precioso líquido que entra no tanque do seu veículo transforma-se em vapor do combustível, já contabilizado, volta pela mangueira de combustível ao depósito da estação. Isso faz com que os postos consigam recuperar parte do combustível vendido, e o cliente acaba por pagar como se tivesse recebido a real quantidade contabilizada, mas, o que realmente acontece é ter menos combustível no tanque pagando mais dinheiro.

 

*3º.Truque:

Encher o tanque antes que este baixe da metade. Quanto mais combustível tenha no depósito, menos ar há dentro do mesmo. O combustível evapora-se mais rapidamente do que você pensa. Os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tetos flutuantes no interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objetivo de manter a evaporação ao mínimo.

 

*4º Truque:

 

Não encher o tanque quando o posto de combustíveis estiver a ser reabastecido, nem imediatamente depois. Se chega ao posto de combustíveis e vê um camião tanque que está a abastecer os depósitos subterrâneos do mesmo, ou os acaba de reabastecer, evite, se puder, abastecer no dito posto nesse momento. Ao reabastecer, o combustível é jorrado dentro do depósito, e isso faz com que o combustível ainda restante nos mesmos seja agitado e os sedimentos assentes no fundo acabam por ficar em suspensão por algum tempo. Assim sendo, corre o risco de abastecer o seu tanque com combustível sujo.

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