Art&MusicaLSlides® "A melhor opção para recarregar as suas baterias..." ( Forma final para publicação: Pequenas Correções)
Filed Under : by Madereira
terça-feira, 7 de fevereiro de 2012A melhor opção para recarregar as suas baterias...
*
Ainda nos encontrando no início do ano, período tradicional – pós festividades do Natal e de Reveillon – em que naturalmente diminuímos nosso ritimo... Na verdade já de a muito é voz corrente que em nosso país "o ano só começa após o Carnaval"...
O fato é que precisamos mesmo recuperar todas as nossas forças para enfrentar os embates que esse "mundo globalizado" vem nos impondo. Ufaaa ..., e haja energia: física, mental, emocional, espiritual e todas mais que são necessárias para nos manter no mais perfeito equilíbrio e aptos a enfrentar os embates do cotidiano.
Estamos observando nos noticiários o rigoroso inverno que assola o hemisfério norte – especialmente a Europa, provocando verdadeiras tragédias, tristemente.
No Brasil, contudo, vivemos situação privilegiada, desde sempre... Dizem até que "Deus é brasileiro!"
Temos nossas enchentes, secas e alguns outros incidentes que ocorrem cá e acolá..., afinal as nossas dimensões continentais justificam esses "pequenos" problemas – quando comparados com as catástrofes verificadas em outros países, não é mesmo!
O Brasil cada vez mais vem se destacando no cenário internacional, graças aos méritos de seu povo generoso e batalhador, como também de sua privilegiada natureza – detentora de imensas riquezas; a se destacar a grave e difícil situação econômica que atualmente se estende pelos ditos países de primeiro mundo – em uns mais, em outros menos.
Nessa realidade as "Terras Tupiniquins" estão cada vez mais se transformando em interessante opção para os investidores internacionais, fomentando ainda mais o progresso que o Brasil já vem merecidamente conquistando. A conjuntura internacional nos favorece.
E é a respeito desse desenvolvimento que destacamos o crescimento da indústria "sem chaminés", o segmento do turismo.
Diversos países do Continente Eurpeu notabilizaram-se por terem no turismo sua principal receita – entrada de divisas, lembro-me que passadas algumas décadas a Espanha contabilizava mais de 60 milhões de visitantes estrangeiros ao ano, a França não ficava atrás, e com números pouco distantes vinham a Itália, a Alemanha, Portugal, etc. Impressionante !
Essas divisas são geradoras de milhões de empregos e robustecem as atividades, direta ou indiretamente, ligadas ao turismo, como a rede hoteleira, os restaurantes, o comércio em geral, as empresas de transporte – desde as companhias aéreas até os taxis e autos para locação, as de entretenimento – teatros e casas de espetáculo, as indústrias produtoras de bens de consumo popular – e outros artigos nem tanto..., enfim toda uma máquina se movimenta gerando trabalho e renda, além dos impostos úteis à nação.
Enquanto isso, nesses aludidos anos, nós aqui no Brasil, também davamos preferência a viajar para aqueles destinos e engrossar seus contingentes de turistas.
A diversidade das nossas riquezas naturais, a exuberância de sua multiplicidade – só aqui encontrada, pasmem, não nos oferecia atrativos suficientes. Nada contra as viagens ao exterior, a busca do contato com culturas diferentes da nossa, o encontro com o berço da história mundial – inclusive de nossos antepassados, em sua grande maioria provenientes do continente europeu... Mas temos que nos ater às mudanças ocorridas, especialmente nos últimos vinte anos – no mundo todo e, particularmente, aqui no Brasil.
Não dispunhamos de infraestrutura condizente para o desenvolvimento adequado do turismo – ainda engatinhamos em muitas regiões, não apenas para atender aos visitantes de outros países como também de nós próprios brasileiros, o chamado turismo interno.
É bem verdade que as companhias aéreas praticam preços exessivamente elevados quando comparamos com as tarifas lá no exterior – felizmente isso já apresenta sinais de mudança – fator que constitui-se em limitador para as viagens, especialmente tendo em vista as "nossas distâncias". A rede hoteleira também vem recebendo investimentos consideráveis, afinal temos que nos preparar para dois dos mais importantes eventos em escala mundial: as Olimpíadas e a Copa Mundial de Futebol que acontecerão nos próximos anos!
Até o momento vimos comentando a respeito do "turismo por atacado"... E o tema que inspira este escrito ?
Construído o "cenário" e criado o "clima", vamos agora nos ater a ele !
Convivemos em nosso país com muitos "Brasis", quer no que toca a multiplicidade cultural quer quanto aos diferentes climas e as diversidades providas pela Mãe Natureza: campo, cerrado, mata virgem, pantanais, montanhas, rios, praias..., frio, clima temperado e zona tropical. Há de tudo para se escolher... Deus é mesmo brasileiro !
As estradas construídas e pavimentadas, todos os meios de transporte e de comunicação em geral, definitivamente encurtaram as distâncias; uma viagem não é mais uma "aventura" que exigia preparo com antecedência de meses... Atualmente quase que basta ter vontade e disposição.
E, talvez um dos componentes de maior importância, que encontra-se à nossa disposição não são apenas os hoteis – de todas as categorias e bandeiras internacionais, mas também resorts que oferecem ao hóspede "pacotes completos – all-inclusive" para as pessoas que buscam esse tipo de hospedagem em que fazem parte, além das acomodações e alimentação, toda uma gama de atividades de lazer e entretenimento, semelhante às encontradas em um clube. Redes internacionais já instalaram diversas unidades no Brasil e outras mais estão a caminho..., querem participar dessa "nova corrida ao "Eldorado" e abiscoitar polpudos lucros.
Naturalmente todas essas atividades do sistema all-inclusive são incluídas nos "pacotes" e, evidentemente, pagas. Pode-se inferir que um resort – cujas atividades são todas operadas por uma única empresa, visa colocar à disposição, proporcionar e estimular ao hóspede o máximo de atrativos para recreação..., todas pagas. Naturalmente, assim como acontecem com os clubes, existem resorts de todos os níveis... Há até os incrivelmente "agitados" onde não há um momento sequer de descanso..., nem para os ouvidos.
Percebendo que os resorts destinam-se a uma "fatia de mercado" – cada vez mais reduzida, as pessoas querem viajar para conhecer, mas também para descansar - querem sossego, muitos ostentam nomes que procuram transmitir a idéia de um "aconchego" que não lhes é próprio e que não possuem – em razão da própria característica do empreendimento.
Assim é que uma das maiores operadoras de turismo, proprietária de centenas de hotéis em todo o mundo – inclusive no Brasil, tem o nome de "Grupo Posadas". Em Portugal temos as "Pousadas de Portugal" – antigos castelos, mosteiros, etc. que foram transformados em hotéis de 1ª linha; na Espanha existem os "Paradores", nos mesmos moldes que as "Pousadas" do país vizinho, e asim por diante.
Igualmente aqui no Brasil, também encontramos esse tipo de artifício apelativo sendo usado por empresas que procuram atrair hóspedes adjetivando seus estabelecimentos com o "charme" peculiar e só encontrado nas pousadas; criam nomes atrativos que remetem ao atendimento personalizado, tais como "pousada & resort" (ou é uma coisa ou é outra...!), "refúgio do (algum nome...)", "estalagem (algum nome...)"; "vila (algum nome...)", e assim por diante.
Ah... Outra coisa muito importante: não importa onde o resort esteja localizado, cidade, montanha, praia – ou o nome que ostente... O seu objetivo é sempre o mesmo, ou seja, fazer com que o hóspede "desfrute" (utilize) internamente de todas as suas "atrações" e atividades. O resort, na maioria das vezes, além da extensa variedade de serviços, é um local onde o hóspede é submetido ao sistema que é caracterizado pelo fato dos serviços estarem todos incluídos no preço da diária paga, mesmo que eventualmente não venham a ser utilizados.
Quase que depois de um "pacote" desses é preciso sair de férias para poder descansar um pouco... De preferência em alguma pousada aconchegante!
Vamos então ao tema "carregamento de baterias" – humanas, evidentemente !
Espalham-se pelo nosso território locais que levam o simpático nome de "pousadas". Como o próprio nome sugere, tratam-se de estabelecimentos que diferem – em muito, dos hotéis e dos resorts.
Normalmente sua disponibilidade de acomodação também é reduzida, o que se afina totalmente com a proposta do estabelecimento: proporcionar ao hóspede um ambiente intimista e o mais próximo possível de seu trivial – de seu próprio ambiente doméstico. O enorme diferencial encontra-se no atendimento personalizado e diferenciado, nas fartas e saborosas refeições, no tratamento onde impera o clima de "velhos amigos" recebendo suas visitas – um "toque" quase que familiar cria a atmosfera.
Essas pousadas, habitualmente, são comandadas pelos próprios donos que, eles mesmos, se encarregam de "colocar a mão na massa" e tudo fiscalizar para que seus "visitantes" desfrutem ao máximo do período em que lá estiverem. E onde está o lazer?
Além do "tratamento hospitaleiro" – verdadeira "massagem desintoxicante", a maior parte do lazer e das recreações ficam por conta da natureza, ou seja, do local onde se localiza a pousada; diferentemente dos hotéis e, especialmente dos resorts, são os próprios recursos disponibilizados pela natureza onde se descobre, e se encanta com o lazer; assim observamos pousadas cuja localização, acomodações e demais ingredientes para "recarregar as baterias" são pitorescas e bucólicas. Não fazem bem apenas ao corpo, cuidam dele e da alma também.
Aí sim, voltamos às nossas casas fortalecidos para a faina diária de nossas atividades profissionais, recheados de boas lembranças e com vontade de quero mais..., "no próximo feriado, sem falta lá estaremos!"
O litoral norte do Estado de Alagoas, dentre os privilégios que o Brasil possui, é sem sombra de dúvida a "jóia da coroa", com praias encantadoras, areia branca e fina, mar calmo e com a temperatura de útero materno... Dentre esses locais, destaco a pequena Japaratinga, com menos de 8.000 habitantes, situa-se a cerca de
Nesse "Japaraíso", existe um "punhado" de pousadas com características àquelas mencionadas, contudo destaco dentre elas uma em particular, em face de sua especial localização – cerca de
Além disso a Pousada "Chalés dos Encantos" – chalesdosencantos@gmail.com – Tel.: +55 82 3297-0020 é dirigida pelo casal de proprietários que fazem absoluta questão de pessoalmente acomodar seus visitantes (é assim que tratam seus hóspedes), como se estes estivessem em seus próprios lares. Para completar, as acomodações – localizadas na praia, são constituídas de chalés individuais, ao estilo europeu, com todo conforto e comodidade. Ah, para quem preferir ao banho de mar e quiser tomar banho de água doce, a pousada também dispõe de piscina com serviço de bar onde são servidos deliciosos petiscos e aperitivos.
Penso que o nosso Brasil, "bonito por natureza", é dela – a natureza sempre exuberante – que temos que desfrutar, e não de "pacotes importados com modelos ao estilo Disney World"; compartilhar e não reservar nossas delícias apenas aos estrangeiros, estes que estão cada vez mais passando seus períodos de descanso e lazer em "Terra Brasilis"; temos que desfrutar daquilo que os próprios brasileiros ainda desconhecem..., talvez seja por essa mesma razão ainda não lhe conferimos o devido valor.
Sua "recarga de bateria" está ao alcance de um telefonema, ou de um clique no computador, considere..., e permita-se o imprescindível descanso na mais bela praia - nossa praia, como em nenhum outro lugar do mundo existe igual!
Os próximos feriados poderão ser uma boa oportunidade..., basta você querer.
Aproveite !
7 de fevereiro de 2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário