Art&MusicaLSlides® Manuel - "Clinical Genomics (CLI-G)"

Quinta-feira, 15 de Março de 2012

Novo dispositivo ajuda médicos a personalizar tratamentos

IBM desenvolve plataforma em conjunto com Istituto Nazionale dei Tumori, Itália

2012-03-14

Médicos podem decidir mais facilmente o tratamento a seguir

Médicos podem decidir mais facilmente o tratamento a seguir

Uma nova plataforma de analítica biomédica – Clinical Genomics (CLI-G) – permitirá aos médicos aconselhar os pacientes, caso a caso, sobre a melhor maneira de progredir com os tratamentos. Criado pela IBM, este dispositivo levará a cuidados de saúde mais personalizados dentro de num amplo conjunto de especialidades médicas, incluindo oncologia, hipertensão ou assistência a programas HIV-SIDA.

Os cientistas da IBM Research estão a trabalhar em colaboração com o centro italiano de investigação e tratamento do cancro Istituto Nazionale dei Tumori nesta solução de apoio à decisão, que está já a ser testada por médicos do próprio instituto.

A personalização de tratamentos baseia-se na interpretação automatizada das guidelines da patologia a partir dos últimos casos clínicos, documentados anonimamente no sistema de informação hospitalar.

Seleccionar o tratamento mais eficaz depende de características como idade, peso, história familiar, estado da doença e estado geral da saúde. Como resultado, decisões mais personalizados e informadas são necessárias para prestar cuidados precisos e seguros.

Esta solução consegue integrar e analisar todas as guidelines e o conhecimento clínico disponível, e correlacionar tudo isto com os dados do paciente para criar evidências que suportem a criação de uma linha específica de tratamento.

Tomar decisões requer métodos computorizados que possam analisar as vastas quantidades de informação clínica do paciente para facilitar a tomada de decisões”, considera Marco Pierotti, director científico do Istituto Nazionale dei Tumori. “Ao oferecer aos médicos informação tão importante sobre o que melhor funcionou em pacientes com características clínicas semelhantes, podemos ajudar a melhorar a eficácia do tratamento e o estado de saúde final do paciente”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário