Art&MusicaLSlides® "Uma grande nação não se mede pelo PIB - Dilma Roussef"
Filed Under : by Madereira
quinta-feira, 12 de julho de 2012"Uma grande nação não se mede pelo PIB"
Dilma Roussef
Ao avaliarmos as recentes declarações da Sra. Dilma Roussef – atual ocupante da cadeira presidencial em nosso país, quando esbraveja que "uma grande nação não se mede pelo PIB" – Produto Interno Bruto, que significa a soma de todas as riquezas produzidas, é de importância vital consultarmos os dados oficiais fornecidos pelo FMI – Fundo Monetário Internacional como parâmetro de avaliação do desempenho da economia de cada país no contexto mundial, bem assim da qualidade de vida em face a distribuição de renda entre seus habitantes.
Tendo em vista as dimensões continentais do Brasil, de suas riquezas naturais, bem assim de uma população que gravita ao derredor dos 200 milhões de habitantes, é de mediano entendimento que a economia brasileira situa-se em patamar de destaque junto às dez maiores economias mundiais, contudo ao verificarmos como essa riqueza é distribuída à população nos deparamos com a enorme falácia advinda do pronunciamento da presidente, senão vejamos:
Dados de 2.011 fornecidos pelo FMI
Esta é a lista de países em função do Produto Interno Bruto (PIB) nominal, o valor total final de bens e serviços produzidos por uma nação em um dado ano. O PIB aqui apresentado está calculado em relação as taxas de câmbio do mercado, ou oficiais do governo.
Na lista de países por PIB nominal, o Brasil situa-se em honroso 6º lugar:
Lista de 2.011 do Fundo Monetário Internacional (x 1.000)
Entretanto, a disparidade é gritante, para não dizer vergonhosa, quando verificamos a posição que ocupamos na distribuição de renda, representada pelo PIB nominal per capita - diferentemente do "discurso governista do PT", vejamos:
Este é um retrato dos países organizados por ordem do valor do Produto Interno Bruto (PIB) nominal per capita, que é o valor final de bens e serviços produzidos num país num dado ano, dividido pela população desse mesmo ano. O PIB em dólares é baseado nas taxas de câmbio correntes do mercado de moeda.
Na lista de países por PIB nominal per capita o Brasil situa-se em 54º lugar.
Lista de 2.011 do Fundo Monetário Internacional
Que avaliação pode-se depreender desse quadro?
Em primeiro lugar, para se dizer o mínimo, a presidente está incrivelmente equivocada (sejamos complacentes ao adjetivar sua falha) ao dizer que o PIB não é parâmetro para se avaliar uma nação, bem assim de seu desenvolvimento econômico e, em segundo lugar, o critério por ela alardeado não encontra respaldo nos tíbios indices de distribuição de renda ora verificados junto a população.
Engodo bravateiro do PT especialmente em ano eleitoral? Definitivamente parece-nos que sim, lamentavelmente!
Mais uma vez a limitada cultura de nosso povo, seu desconhecimento da real situação em que o país se encontra, e o cabresto representado pelas famigeradas "Bolsas" distribuidas pelos programas assistenciais, das quais grande parte da população é dependente, fazem eco papagaial aos discursos repetitivos dos integrantes do governo e dos apaniguados pelo PT.
Lembrando ainda que os índices ora apontados retratam a situação de 2.011 e, de acordo com as notícias aferidas pelo comportamento da economia no 1º semestre de
Sra. Dilma, como é que estamos "cuidando do presente e do futuro" de nossas crianças e da juventude com esse obscuro panorama?
Seus assessores parece que não a estão provendo de informações confiáveis para seus pronunciamentos... Preocupante, Sra. Presidente..., muito diferente do conteúdo de seu discurso, a situação é deveras preocupante!
13 de julho de 2012


Nenhum comentário:
Postar um comentário