BAlelA - ARte e cULTurA Lenda da Maria Pimenta

Lenda da Maria Pimenta

 

Muitos dos avós tinham o hábito de passar pimenta em nossas bocas quando falávamos palavrões, dávamos alguma resposta malcriada, ou roíamos as unhas. Esta atitude tem a raiz numa Lenda Urbana, pouco conhecida, chamada Maria Pimenta, que leremos abaixo:

Há muitos anos atrás, numa vila antiga de Portugal, existia uma moça chamada Sílvia Pimenta que era: rica, bonita, bem casada e delicada, pois não gostava de falar palavrões. Devido as qualidades citadas, esta mulher era muito invejada. Por isto, ela pegava gripe apenas com um simples mau-olhado. Assim, uma bruxa conhecida da família, aconselhou Sílvia a ter sempre uma pimenteira no jardim de entrada da casa justamente para evitar as forças negativas que vinham da inveja. Deste jeito a dama seguiu o conselho da feiticeira.

 Mas, Sílvia tinha um outro problema: ela não conseguia engravidar. Então, a moça procurou a mesma bruxa, no meio da floresta, que disse-lhe:

- Se você quiser engravidar, basta arrancar o coração de uma cabra preta prenha e enterrá-lo embaixo de uma pimenteira.

Desta maneira, Sílvia mandou um de seus empregados matar o animal e, depois, ela seguiu as dicas da feiticeira.

Alguns dias depois, a dama descobriu que estava grávida e nove meses após a descoberta, ela deu à luz a uma menina ruiva que ganhou o nome de Maria.

O tempo passou e esta garota chegou à adolescência com uma personalidade tímida, moralista, puritana e mal-humorada. Afinal, ela agredia seus primos e conhecidos toda a vez que eles falavam palavrões, ou, roíam as unhas. Sem falar que esta menina adotou o hábito de apenas vestir roupas vermelhas.

Anos se passaram e Maria Pimenta tornou-se uma idosa rabugenta. Ela chegou ao cúmulo de passar pimenta na boca das crianças que falavam palavrões e, também, colocar pimenta embaixo das unhas de quem roia estas partes córneas que revestem as pontas dos dedos.

Um dia, esta velhinha estava correndo atrás de um garoto que tinha falado um palavrão, quando, de repente ela teve um acidente vascular cerebral e morreu.

Algum tempo depois, chegou uma nova família nesta vila: Sandra, Joaquim e seus dois filhos: Pedro e Paulo. Então, os meninos foram brincar no novo lugar e entraram na casa, onde Maria Pimenta morou. No meio da brincadeira Pedro começou a falar palavrões e Paulo a roer unhas. De repente, uma idosa com uma pimenta nas mãos disse às crianças:

- Eu sou Maria Pimenta e como você, Pedro, disse coisas feias, vou colocar pimenta em sua boca!

- E quanto a você Paulo: colocarei pimenta debaixo das suas unhas para você nunca mais roê-las!

A senhora cumpriu o que prometeu e Pedro chegou com a língua inchada em casa. Deste jeito dona Sandra perguntou:

- O que aconteceu?

O garoto respondeu:

- Eu estava brincando, com Paulo, numa casa abandonada. Mas, no meio da diversão, comecei a falar palavrões. Porém, do nada, apareceu uma senhora, que colocou uma pimenta na minha boca, por eu ter falado palavras feias. Sem falar que Paulo, também, foi castigado por ter roído as unhas.

Desta maneira, a mulher comentou:

- A velhinha estava com toda a razão!

- A partir de hoje, tomarei a mesma atitude e convencerei os pais, deste lugar, a terem o mesmo ato com seus filhos malcriados.

A partir daquele dia, tornou-se comum os pais enfiarem pimenta na língua das crianças que falavam palavrões e colocarem pimenta debaixo das unhas de quem as roía.

Reza a lenda que se uma criança costuma falar palavrões e roer as unhas constantemente, o fantasma da Maria Pimenta aparece nos seus pesadelos para colocar pimenta na sua boca e embaixo de suas unhas.

Por isto, há alguns anos atrás, tornou-se comum quando um pequeno falava palavrões ou roia unhas, um idoso aconselhar:

- Cuidado com estes hábitos, senão a Maria Pimenta vem pegar você!

Luciana do Rocio Mallon

 

 

 

 

 

 

--
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário