BAlelA - ARte e cULTurA Lenda do Poço do Cemitério de Santa Cândida

Lendas do Poço do Cemitério de Santa Cândida 

Reza a lenda que o Cemitério do Bairro Santa Cândida, em Curitiba, foi inaugurado em 1957 e que no século dezenove ele foi uma fazenda, onde existia um poço que as pessoas diziam ser mágico. Pois, havia a lenda de que uma menina milagreira gostava de brincar por aquelas bandas. Mas um certo dia , numa brincadeira, ela caiu naquele poço e por isto passou a ouvir os desejos das pessoas através deste túnel cheio de água.
Em meados dos anos cinquenta, quando aquele sítio virou campo-santo, o poço permaneceu no meio do cemitério e passou a ser usado para lavar os defuntos, antes de serem colocados no caixão. 
Porém, interessantes mesmos, são os causos que surgiram sobre aquele túnel cheio de água. Leremos alguns abaixo:

O Poço do Cemitério:
Reza a lenda que quando existe um poço no meio de um campo-santo, algumas almas enterradas neste cemitério não vão para o além e, sim, permanecem dentro deste túnel cheio de água. Segundo o mito, com o poço do cemitério do bairro Santa Cândida não foi diferente.

O Espírito do Mendigo e a Alma do Supersticioso:
Em 1958, na cidade de Curitiba, existia um mendigo chamado Carlos que vivia dizendo:
- Morro por uma montanha de moedas!
Um certo dia ele bebeu demais e foi parar no Cemitério de Santa Cândida. Por causa da bebida, ele olhou para o poço e viu uma montanha de moedas. Assim, o maltrapilho se jogou para dentro dele e faleceu afogado.
Naquele mesma cidade havia um moço muito supersticioso chamado Alvaro, que sempre jogava moedas em tudo quanto era chafariz, fonte e poço que via.
Um certo dia, sua empresa foi à falência no mesmo dia em que sua avó faleceu. Então, o rapaz entrou em depressão, mas mesmo assim foi ao enterro da sua parenta querida que aconteceu no cemitério de Santa Cândida. Lá ele viu o poço, jogou uma moeda e exclamou:
- Quero ficar rico e ter minha firma de volta!
Na mesma noite, o rapaz sonhou com um espírito que falou:
- Sou a alma de Carlos, um mendigo louco por moedas.
- Como você jogou uma moedinha no poço do campo-santo, realizarei seu pedido.
No dia seguinte, Alvaro descobriu que ganhou na loteria. Assim, ele conseguiu a sua empresa de volta.

A Noiva do Cemitério:
Em 1958, havia uma moça chamada Marília que era fã da lenda da santinha do poço do cemitério do bairro Santa Cândida. Um dia,  a sua avó falou que a donzela do campo-santo gostava de pétalas de rosas. Ao saber disto, Marília comprou um buquê de flores e jogou para dentro daquele túnel com água.
O tempo passou e em 1960 Marília tornou-se uma noiva grávida. Porém, descobriu que foi abandonada pelo noivo no altar. Deste jeito, ela correu até o campo-santo de Santa Cândida e tentou se atirar para dentro do poço. Porém, naquele mesmo instante, a alma da santinha surgiu e devolveu o corpo da moça de volta à terra. Então, a pequena falou:
- Como você me deu pétalas de rosas há alguns anos atrás, lhe salvarei de cometer esta besteira.
Desta maneira, a santinha tirou uma corrente com um pingente de coração, do seu bolso e explicou-lhe:
- Coloque este amuleto no seu pescoço que você encontrará o seu verdadeiro amor.
- Pois, aquele noivo que abandonou você no altar, não lhe merecia.
Marília obedeceu à santa. Então, depois de um ano esta moça casou-se.

O Poço da Água Milagrosa:
Nos anos setenta, minha avó Mirtes tinha um amigo chamado Souza que sofria de problemas de estômago.
Um certo dia, ela e este colega foram a um enterro no cemitério de Santa Cândida. Lá, como estava calor, Souza sentiu sede e resolveu beber da água do poço do campo-santo. Após beber este líquido, ele nunca mais teve problemas de estômago.
Luciana do Rocio Mallon 






--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "BALELA - ARte e cULTurA " dos Grupos do Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie um e-mail para balela+unsubscribe@googlegroups.com.
Para obter mais opções, acesse https://groups.google.com/groups/opt_out.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário