Art&MusicaLSlides® "O Estado sou eu"

O Estado sou eu

 

*Lourenço Nisticò Sanches

A declaração de Rui Falcão – presidente nacional do PT, feita ontem (24/7) em Salvador-BA durante evento em comemoração aos dez anos do PT no governo federal é de causar perplexidade e muita preocupação.

Sob os ouvidos e olhares da presidente e do antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva – que nada disseram – bradou:

"Mexeu com a Dilma, mexeu conosco".

Ora, ora, senhores, estamos em um país – ao menos imaginamos estar... – onde vigora a democracia, o pluripartidarismo, a harmonia e o respeito entre os Três Poderes – Legislativo, Judiciário e Executivo. Mais ainda, temos garantida pela "Carta Magna" a liberdade de expressão..., ou será que não?

O/a ocupante do cargo máximo da nação não exerce seu cargo apaniguando o partido (e seus membros) ao qual pertence, mas sim desvinculando-se do mesmo e governando com isenção a todos os brasileiros, sem distinção de corrente ideológica ou agremiação política. Deve praticar e dar o exemplo da alteridade em todos os atos, enquanto ocupar o posto maior da nação.

O, ou a, presidente tem como dever e obrigação constitucional afastar-se das disputas políticas a fim de eximir-se dos interesses partidários, a fim de assegurar as condições necessárias para governar igualmente todos os brasileiros , independentemente se nele/a votaram, ou não.

O pronunciamento do presidente do PT, infelizmente, enseja pensarmos que a pretensão de seu partido é a de reeditar algo semelhante ao absolutismo francês de Luis XIV (reinou de 1643 a 1715) que dizia "L'État c'est moi", em bom português: " O Estado sou eu".

Regime absolutista que não admite quem "mexa com os donos do poder", ou os contrarie, mesmo quando não atendem aos anseios da população e são reconhecidamente incapazes de exercer satisfatoriamente o mandato que lhes foi outorgado para o exercício de seu governo.

Modernamente temos vários exemplos de países onde esse tipo de regime ditatorial ainda permanece oprimindo a população, um deles a quem o Brasil – há pouco mais de doze anos, vem distribuindo favores com o dinheiro de nossos impostos é Cuba, cujos irmãos Castro, "donos do Estado", publicamente mantém estreita ligação com os líderes do PT.

Penso que, lamentavelmente, já deu para identificar de onde veio a inspiração, em nítido tom de ameaça, da aludida fala ontem pronunciada em Salvador... Que pena.

 

* Lourenço Nisticò SanchesProfissional de Marketing, pesquisador, cronista e articulista.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário