BAlelA - ARte e cULTurA Lenda da Mãe-Coruja

Lenda da Expressão Mãe-Coruja

No Brasil é comum as pessoas usarem a expressão Mãe-Coruja para as progenitoras que vivem elogiando seus filhos.
Mas, poucas pessoas sabem a origem desta gíria. Ontem, a professora Marie contou a lenda desta expressão e autorizou-me a postar na Internet, com algumas adaptações minhas:
Na época em que os bichos falavam, o leão era o rei, porém a coruja era sua principal conselheira e a juíza mais respeitada da floresta. Um certo dia, ela chamou a águia e o gavião para uma reunião e disse-lhes:
- Vocês podem comer todos os filhotes horríveis dos ninhos desta selva, menos os meus.
Então, o gavião perguntou:
- Mas, como poderemos reconhecer os seus filhotes, se o seu ninho está tão longe?
A coruja respondeu:
- Ora, é fácil:
- Pois, os meus são os mais bonitos. Afinal, como eu já afirmei, os filhotes das outras aves são todos horríveis.
Desta maneira, o gavião e a águia voaram para observar a aparência de cada avezinha nos ninhos. De repente, eles avistaram filhotes muito feios e comeram todas aquelas criaturas horríveis.
No dia seguinte, a coruja convocou os mesmos colegas para uma outra reunião e ralhou:
- Seus idiotas!
- Vocês devoraram meus filhotes!
- Eu falei que era para vocês se alimentarem só dos feios!
A águia comentou:
- Mas, aquelas avezinhas eram horríveis.
A coruja ofereceu a sentença:
- Como vocês erraram darei um castigo:
- O gavião será um animal odiado pelos seres humanos e ganhará o horrível apelido de carcará.
- Ainda por cima, um excelente cantor lançará uma música com o seguinte refrão: " Carcará pega, mata e come."
- E quanto a você águia:
- Terá a maldição de ser o símbolo de potências imperialistas, como: Alemanha Nazista, Estados Unidos da América e Rússia.
Reza a lenda que a partir daquele momento, toda a mãe que elogia o seu filho com exagero passou a ser chamada, na gíria, de mãe-coruja.
Luciana do Rocio Mallon 




Nenhum comentário:

Postar um comentário