BAlelA - ARte e cULTurA Lenda da Musica Chamada Espanhola de Guarabyra e Venturini

Lenda da Música Chamada Espanhola de Guarabyra e Venturini
                                                      
Este causo foi contado num programa chamado Som Brasil, que passava na Rede Globo na década de oitenta.
Reza a lenda que no inverno de 1976, Guarabyra havia bebido um pouco no bar e no caminho viu uma espanhola, com vestido vermelho e castanholas, que desapareceu na esquina. Então, uma canção começou a tocar em sua cabeça. Por isto, o músico resolveu bater na casa do compositor Flávio Venturini e os dois fizeram uma canção chamada Espanhola. Naquela noite, segundo testemunhas, Guarabyra parecia estar em transe. De madrugada ele voltou para a sua casa, mas à tarde recebeu uma ligação de Venturini para revisar a composição que tinham criando na noite anterior. Assim, o músico foi até a casa do amigo, escutou a canção e jurou não se lembrar de nada.
Este causo tem algumas explicações sobrenaturais:
Segundo a mãe de santo Dona Nani existe uma entidade chamada Pomba- Gira da Encruzilhada, que veste-se de espanhola e fica nas esquinas com a intenção de inspirar os artistas.
Já, conforme a professora Domênica de um movimento chamado Renascimento Helênico, as musas inspiradores existem de verdade e quem provavelmente ajudou o compositor foi a musa Erato que veste-se com roupas típicas de muitos países quando deseja inspirar algum músico.
Lendas à parte a canção chamada Espanhola é linda e deve ser passada às novas gerações.
Luciana do Rocio Mallon                                             
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário