BAlelA - ARte e cULTurA Lenda da Capivara Mágica do Parque Barigüi

Lenda da Capivara Mágica do Parque Barigüi
                                                                    
Reza a lenda que quando o pirata e mago Zulmiro chegou em Curitiba, ele decidiu enterrar o seu baú de tesouros debaixo dos túneis das Mercês. Mas ele precisava de um bicho para ser o guardião desta arca. O problema é que os animais da região não aceitaram a sua proposta. Deste jeito este homem ficou triste e decidiu repousar debaixo de uma árvore quando, de repente, uma capivara disse-lhe:
- Soube que procura um animal para ser guardião do seu tesouro, que fica debaixo da terra e que nem a toupeira e muito menos a anta, que são do ramo ,aceitaram a sua proposta. Porém eu quero esta missão.
Desta maneira, a capivara virou uma espécie de vigia e permaneceu de tocaia nos túneis.
Um certo dia este bicho ouviu passos de ladrões se aproximando. Por isto, com medo de que os bandidos roubassem o tesouro, a capivara engoliu o baú. Desta forma os marginais se decepcionaram ao ver que no lugar de um arca, havia um animal e voltara para a superfície.
Zulmiro ao descobrir o ocorrido comentou com a capivara:
- Parabéns pela sua atitude!
- Em forma de agradecimento, como sou bruxo, libertarei você desta missão de ser guardiã debaixo do solo e darei de presente umas terras que no futuro se chamará Parque Barigüi. Lá você se proliferará em paz. Porém tem mais detalhes: além de receber tudo isto, você ganhará a vida eterna e se uma pessoa fizer carinho em seu pelo, ela receberá o tesouro que está dentro de sua barriga. Pois, no mesmo instante, você vomitará o baú precioso por inteiro.
Dizem que é por causa desta lenda que o Parque Barigüi é cheio de capivaras e que a capivara do tesouro continua lá esperando para ser tocada e desta forma presentear o felizardo.
Luciana do Rocio Mallon
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário