BAlelA - ARte e cULTurA Conversando Sobre Sotaque Com um Amigo

Conversando Sobre Sotaque com um Amigo
                                                                             
O dicionário define sotaque como pronúncia peculiar a uma região. Porém, estes dias percebi que a palavra sotaque vai muito além desta mera definição.
Uma semana atrás eu estava conversando "in box" com um amigo sobre isto e o papo saiu mais ou menos assim:
- Alguns internautas reclamaram do meu sotaque carregado, aqui de Curitiba, quando assistiram às entrevistas que dei sobre meu livro Lendas Curitibanas. Em 1986, quando fui morar em Brasília, logo na escola começaram a caçoar do meu jeito de falar estilo "leit E  quent E" . Então, pedi ajuda a uma amiga fonoaudióloga para perder o acento carregado da capital do Paraná. Mas, na metade de 1988, quando voltei para Curitiba, peguei todo o sotaque novamente. Agora, penso procurar a ajuda de uma fonoaudióloga novamente.
Porém, meu amigo comentou:
- Mas, sotaque faz parte da cultura de um lugar.
- Você quer perder a sua cultura?
No mesmo segundo refleti:
- Você tem razão. Pois, sotaque faz parte da cultura do local. Além disto, vejo que não fica bem uma escritora de Lendas Curitibanas sem o sotaque típico da capital do Paraná. Afinal, sotaque não é apenas a pronúncia peculiar de uma região, pois ele faz parte da tradição e da História de um povo.
Luciana do Rocio Mallon
 
 
-

Nenhum comentário:

Postar um comentário