BAlelA - ARte e cULTurA Lenda da Árvore de Ovos de Páscoa

Lenda da Árvore de Ovos de Páscoa      
                                                                      
Quem me contou este causo foi dona Lourdes, uma senhora de noventa e cinco anos, que morou em Pomerode:
No século dezenove, numa aldeia da Pomerânia, na Alemanha, morava uma viúva chamada Helga junto com o seu filho Joanes, um rapaz portador de autismo leve. Naquela região era costume pintar ovos quebrados de galinha, colocar doces dentro deles e falar que foi o Coelhinho da Páscoa que trouxe para as crianças. Um certo dia, perto desta data comemorativa, dona Helga estava com sua vizinha, Ana, na cozinha e comentou:
- Este ano não terei dinheiro para o coelhinho trazer doces para a Páscoa.
Joannes escutou a conversa atrás da porta e teve a ideia de plantar ovos de galinha junto com um pote de açúcar para nascer árvores de ovos com doces dentro. Então, naquele mesmo instante, ele pegou todo este material, foi para o pomar e começou a cavar com uma pá. De repente sua mãe e a vizinha surpreenderam o rapaz:
- O que significa isto?!
O moço explicou:                                                                                           
- Eu escutei vocês falando que o coelhinho não poderá trazer ovos com doces. Por isto, resolvi plantar ovos com açúcar, na terra, para ver se nascia uma árvore com estes ovos cheios de guloseimas.
Naquele instante, lágrimas saíram dos olhos de Dona Helga. Mas Ana sentiu o sopro de um anjo nos seus ouvidos, chamou a sua amiga e cochichou em seu ouvido.
No domingo de Páscoa, quando Joanes acordou, ele viu que as árvores do seu pomar estavam cheias de ovos decorados em papéis coloridos. Deste jeito o rapaz pulou de alegria e sua mãe disse à vizinha:
- Esta sua ideia junto com ajuda dos outros vizinhos para confeccionar estes ovos foi excelente.
Assim este tipo de árvore foi batizado de Osterbaum.
Naquele mesmo ano, Helga, seu filho e Ana tomaram um navio para o Brasil e foram morar em Santa Catarina, numa cidade que foi batizada de Pomerode. Mas mantiveram a tradição de colocar ovos de Páscoa nas árvores.  Reza a lenda que durante a festa de Páscoa de Pomerode, chamada Osterfest, o espírito de Joanes aparece e dá um ovo de chocolate para uma criança que foi obediente aos seus pais. Assim se ela plantar este doce debaixo da terra, ele vira uma árvore onde os frutos são ovos de Páscoa.
Luciana do Rocio Mallon

 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário