BAlelA - ARte e cULTurA Princesa Elsa, de Frozen, Seria Assexual

Princesa Elsa, de Frozen, Seria Assexual
                                                              
Assexual, como muita gente já sabe, é um termo usado para designar pessoas que não curtem praticar sexo carnal.
Porém, o que muitas pessoas ainda não conhecem, é que a Princesa Elsa, do desenho Frozen, está sendo considerada por muitas correntes da Psicologia como uma personagem assexual.
O tema do conto é este: a rainha Elsa, desde menina, tinha o poder de espalhar gelo em suas mãos. Um certo dia, ela estava brincando com sua irmã, Ana, e sem querer sua mão lançou gelo na pobre, o que gerou pequenas conseqüências. Por isto, a jovem foi afastada da sociedade e, ao mesmo tempo, tornou-se fria. No dia da sua coroação, Elza surtou, fugiu do seu reino, decidiu isolar-se e transformou tudo o que viu em gelo. Mas, o interessante, é que ela sempre negou qualquer tipo de relacionamento de cunho carnal com quem quer que fosse. Porém, justamente, quando Ana , sua irmã, estava prestes a ser enganada por um príncipe gigolô e golpista, Elsa surgiu para salvar a todos.
Aqui, é bom destacar que o desenho Frozen da Disney foi baseado no conto chamado A Rainha da Neve de Andersen. Na obra original, a Princesa Elsa chega a afirmar que odeia os homens e o contato físico matrimonial, o que caracteriza assexualidade.
Neste caso, é bom destacar que Andersen ao escrever o conto Rainha da Neve, baseou-se num causo medieval chamado A Lenda da Princesa do Gelo. Na Idade Média, a palavra gelo vinha muito associada com as pessoas que não possuíam fogo sexual. Naquela época, quando uma pessoa se negava a manter relações sexuais era chamada de: gelada ou fria.
Através, deste texto, podemos concluir que a personagem Elsa de Frozen tem características assexuais.
Luciana do Rocio Mallon
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário