BAlelA - ARte e cULTurA Um Sábado, Quatro Dias Antes da Primavera

Um Sábado, Quatro Dias Antes da Primavera
No último sábado, dia dezenove de setembro, levantei cedo, pois precisava fazer uma grande faxina na casa porque receberia visitas no domingo, devido ao aniversário da minha mãe. Na frente do meu muro há uma pequena quantidade de areia, que não foi aproveitada na última reforma. Mas sempre que observo minha rua vejo que animais deixam suas necessidades fisiológicas nesta areia. Então, neste sábado, quando fui esfregar a calçada, vi exatamente bichos fazendo isto. De repente, no meio desta minha faxina, uma idosa bateu palmas em frente ao portão da minha residência e perguntou:
- Posso pegar um pouco, desta sua areia, para as plantas do meu jardim?
Eu respondi:
- Sim, fique à vontade. Porém, cachorros, gatos e pássaros fazem suas necessidades fisiológicas nela. Agora mesmo um cão, que estava passeando com sua dona, deixou fezes nesta areia.
A anciã explicou:
- Isto é ótimo!
- Pois, é sinal de que a areia já vem adubada.
Depois de alguns minutos, esta senhora veio com um balde florido e colocou um pouco de areia nele com a ajuda de uma pazinha de plástico infantil. Porém um cocô de cachorro, que estava muito vistoso, entrou junto sem nenhum problema por parte da velhinha.
Logo pensei:
- Eu sei que excrementos de animais servem como adubo. Mas o acontecimento de hoje me fez lembrar que minha avó disse que, uma semana antes da primavera, ocorre a magia das pessoas pensarem que até fezes viram flores, de acordo com uma lenda europeia.
Luciana do Rocio Mallon
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário