BAlelA - ARte e cULTurA As Músicas da Moda e os Garis do Caminhão

As Músicas da Moda e os Garis do Caminhão
 
Sempre respeitei e continuo respeitando os garis. Pois eles mantêm a cidade limpa com afinco e esforço. Inclusive, anos atrás, eles costumavam cantar enquanto passavam, com o caminhão, pegando o lixo das residências. Então, naquela época, fiz um poema intitulado Canários da Limpeza em homenagem a estes lixeiros animados.
Há uma semana comentei isto com minha avó:
- O problema é que, neste ano de 2015, percebi que os garis do caminhão não estão mais cantando, e, sim urrando e berrando enquanto recolhem os sacos das casas.
Ela explicou:
- Eu lembro-me que, nos anos quarenta, os trabalhadores de limpeza cantavam músicas de Frank Sinatra. Nos anos cinquenta passaram a cantarolar rock de Elvis e seus amigos. Já na década de sessenta os garis colocavam para fora a Bossa Nova. Logo, nos anos setenta, começaram a imitar Roberto Carlos e Jhon Travolta. Na década de oitenta os trabalhadores de limpeza cantavam Michael Jackson...
Desta maneira complementei:
- Nos anos noventa os trabalhadores da limpeza cantavam É o Tchan, principalmente, os sucessos "Segura o Tchan" e "Boquinha da Garrafa". Bem na década seguinte partiram para funks de diversos autores e agora estão gritando toda a vez que recolhem o lixo, com a ajuda do caminhão, de madrugada. O meu sonho é que os garis voltem a cantar músicas dos anos setenta e oitenta como faziam antes. Pelo menos assim, eu me lembraria de uma parte divertida da minha infância pela noite adentro.
Luciana do Rocio Mallon

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário