BAlelA - ARte e cULTurA Lendas da Danceteria Boneca do Iguaçu

Lendas da Danceteria Boneca do Iguaçu
Num sítio do interior do Paraná, nos anos cinquenta, existia uma menina chamada Dolores, que todos na região chamavam de Doll. O sonho desta menina era ter uma boneca, mas como sua família era carente, nunca seus pais podiam presentear a pobre no Natal. Um certo dia, ela orou:
- Meu anjo da guarda, quero tanto uma boneca!
Uma semana depois, sua família foi ao enterro de uma conhecida. No meio do cemitério, em um dos túmulos, havia uma boneca e Dolores pegou o brinquedo sem ninguém notar. Quando chegou a sua residência, a mãe perguntou-lhe:
- De quem é esta boneca?
A menina mentiu:
- Ganhei de uma moça no velório.
A partir daquele dia, a garota não se desgrudou mais do brinquedo.
O tempo passou e Dolores tornou-se uma linda adolescente, de olhos azuis, pele branca brilhante como a porcelana e cabelos castanhos. Um certo dia, um caxeiro viajante passou pelo sítio, seduziu a pobre que ficou grávida. Sua família ao descobrir isto, expulsou Dolores de casa, que fez uma mala e levou sua boneca junto. A jovem pediu carona na estrada e veio parar em Curitiba. Mas quando chegou à capital do Paraná, a moça perdeu a criança e passou a se prostituir na Rodovia das Praias. Para isto ela colocava roupas provocantes e uma peruca loira. A música favorita de Doll era uma que tinha este refrão: "boneca cobiçada / nas noites de sereno / seu corpo tem veneno..."
Num certo domingo à noite, esta moça resolveu descansar perto da sua casa, que ficava entre a fronteira entre Curitiba e São José dos Pinhais. Mas naquela noite ela ouviu a sua canção predileta saindo de um clube dançante. Então esta jovem se vestiu com decência, pegou sua boneca e foi até o local. Mas lá mulheres não podiam entrar sozinhas e prostitutas não eram bem-vindas, pois o ambiente era familiar. Então a moça pediu para que um vizinho pudesse lhe acompanhar e mentir que ela era vendedora. Quando Doll chegou até a esta danceteria ficou encantada com o nome do estabelecimento, que se chamava Boneca do Iguaçu. Ela, também, gostou de saber que o lugar foi batizado de Boneca porque os antigos proprietários sonhavam em ter uma filha, pois o sonho de Dolores era ficar grávida de uma menina, também. Além disto, esta mulher ficou tão encantada com a magia do ambiente, que passou a reservar as suas noites de domingo para frequentar este local.
Porém num dia de semana, durante o exercício de sua profissão, um maníaco matou Doll e jogou seu corpo no Rio Iguaçu. Mas reza a lenda que todo o domingo, o corpo desta moça saia do rio para dançar na balada chamada Boneca do Iguaçu e quando tocava a música Boneca Cobiçada, o salão inteiro brilhava e um aroma de rosas tomava conta do ar.
Luciana do Rocio Mallon
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário