BAlelA - ARte e cULTurA Lendas do Dia Primeiro de Abril, Dia da Mentira

Lendas do Dia Primeiro de Abril, Dia da Mentira
Desde o começo do século XVI o ano novo era comemorado no dia 25 de março com a chegada da primavera. Durante este dia até o dia primeiro de abril, existiam bailes no reinado de Carlos IX na França, mas este período de festas terminava no dia primeiro de abril. Pois reza a lenda que neste dia, se abria um portal e o demônio mais zombeteiro tinha permissão para andar pela Terra pregando peças através de mentiras. Segundo a tradição, as pessoas deveriam colocar máscaras em primeiro de abril para não serem alvos de brincadeiras deste diabo, que só partia no dia dois de abril.
No baile do Dia da Mentira todas as pessoas tinham que usar máscaras. Reza a lenda que o diabo zombeteiro também participava desta festa e escolhia uma moça para dançar. Porém se suspeitassem que alguma donzela dançou com o demônio zombeteiro, ninguém poderia se casar com ela porque senão teria azar.
O misterioso é que no dia primeiro de abril aumentavam as mortes por problemas de coração. Por isto, dizem que o diabo zombeteiro costumava mentir para as pessoas idosas e com saúde mais frágil que alguém da sua família tinha falecido.
Em 1562, o papa Gregório XIII colocou um novo calendário para o mundo cristão em que o ano novo caia no dia primeiro de janeiro. Mas, alguns franceses não aceitaram a ideia e os mais jovens começaram a chamar estes conservadores de bobos de abril. Então os moços passaram a convidar os mais tradicionais para bailes inexistentes. Assim por causa destes fatos surgiu a lenda de que primeiro de abril é o dia da mentira.
No Brasil, a tradição do Dia da Mentira surgiu em Minas Gerais, onde circulou A Mentira, um jornal inaugurado em 1º de abril de 1828, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. A Mentira saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, chamando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como endereço um lugar que nunca existiu.
Como dizem que o demônio zombeteiro fica solto no Dia Primeiro de Abril, as pessoas mais supersticiosas colocam alho na frente da porta junto com um pote de água benta e abrem a bíblia na varanda na parte onde diz que o diabo é o rei da mentira, localizada em João 8:44.  Reza a lenda que a casa onde as pessoas fazem isto, o demônio zombeteiro não entra no Dia da Mentira.
Luciana do Rocio Mallon
                                                                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário