BAlelA - ARte e cULTurA Como a Poesia Estimulou o Meu Espírito Empreendedor

Como a Poesia Estimulou o Meu Espírito Empreendedor
O dicionário define Poesia como a arte de compor em versos. Mas todo o bom escritor sabe que a alma da verdadeira Poesia vai além desta mera definição.
Eu passei a me interessar por esta arte desde meus quatro anos de idade. Pois os mais velhos da minha família tinham por hábito vestir as meninas pequenas com vestidos de cetim, laços e sapatos de verniz para fazer com que as pequenas declamassem versinhos tradicionais na sala para as visitas. Mas estes versos eram simplórios demais, estilo "batatinha quando nasce se esparrama pelo chão / criança quando dorme coloca a mão no coração." Porém eu me encantei mesmo, com poemas, quando aos cinco anos de idade vi repentistas se apresentarem num programa de TV. Desta forma pensei que eu também poderia exercer esta atividade. Assim brincando com coleguinhas, notei que isto era algo que eu sabia fazer muito bem.
Na adolescência, durante as férias, eu fazia bicos vendendo picolés e artesanatos que algumas conhecidas confeccionavam. Porém para conquistar alguns clientes, principalmente os indecisos, eu sempre usava a Poesia e os versos de improviso.
 Na juventude quando fui trabalhar como vendedora em lojas, sempre utilizava a arte dos poemas para conquistar os clientes e acalma-los. Geralmente os fregueses reclamavam das filas dos caixas e dos crediários. Nestes momentos, eu chegava e dizia expressões como:
- O senhor gosta de poesia?
- Mesmo que não curta, diga uma palavra que eu farei um poema com o tema que o senhor pedir.
Pronto, deste jeito, o freguês se distraia, dava risadas e de uma certa maneira ficava satisfeito.
Mais tarde descobri que a Poesia trabalha tanto com o lado direito do cérebro quanto com o lado esquerdo da mente. Portanto a arte dos versos mexe com a face racional e a emocional ao mesmo tempo. Por isto, a publicidade lida muito com os versos e quem domina a arte da Poesia, com certeza, vende muito mais.
Assim, é aconselhável que um bom empreendedor domine a arte da poesia.
Luciana do Rocio Mallon
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário