BAlelA - ARte e cULTurA Para o Futuro Empreendedor, o Hobby Pode Virar Profissão

Para o Futuro Empreendedor, o Hobby Pode Virar Profissão
Como, também sou professora, recebo mensagens de mães aflitas com dúvidas estilo:
- Meu filho não quer saber de estudar, pois não larga a guitarra.
- Minha filha não pega nos cadernos porque só fica treinando balé em frente ao espelho o dia inteiro.
Nestas situações peço para os pais agirem com calma e ponderação. Eles devem conversar com os filhos deixando claro que não são contra os passatempos. Porém, que o estudo formal é muito importante para um emprego considerado mais sério, ou, para a prestação de um concurso público, por exemplo. Aqui  a família não deve proibir o hobby. Mas estabelecer um horário para ele. O passatempo pode ser realizado até duas horas por dia e o resto precisa ser dedicado aos estudos normais. Pois em tempos de crise, o emprego formal tende a ficar escasso e são cada vez mais comuns casos onde os passatempos viram profissões autônomas.
Nos anos 90, dona Lourdes queria que seu filho fosse advogado. Porém, ela se preocupava porque ele passava a maioria do tempo treinando instrumentos musicais. Assim sugeri um acordo sobre o horário para o menino exercitar este tipo de habilidade, como citei acima. Resultado: ele entrou na faculdade e se formou. Porém, num período difícil, este rapaz não conseguiu serviço como advogado e foi trabalhar como professor de música.
Na mesma época, dona Silvia desejava que sua filha trabalhasse em uma empresa formal. Mas reclamava que a menina só ficava fazendo artesanato e costura o dia inteiro. Então dei a mesma sugestão de divisões de horários para as atividades. Bem, a menina se formou no curso de Administração. Mas, num período de crise, acabou costurando e fazendo artesanato em casa para vendas.
Portanto: não corte os passatempos de seus filhos. Porém, saiba dividir o tempo das atividades deles.
Luciana do Rocio Mallon
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário