BAlelA - ARte e cULTurA A Importância de Ter uma Cartela de Clientes na Agenda de Papel

A Importância de Ter uma Cartela de Clientes na Agenda de Papel 
Toda a empreendedora precisa ter uma agenda com informações essenciais de seus fregueses, principalmente, telefone e redes sociais. 
No meu caso, comecei a trabalhar como vendedora de loja, no final dos anos 90. Então passei a tratar todas as clientes com carinho e simpatia. Como eu tinha medo de perder o emprego por causa das constantes crises que o Brasil enfrenta, de vez em quando, tive a ideia de pedir, pouco a pouco, o telefone e a data de aniversário a cada freguesa que eu atendia. Assim eu escrevia tudo numa agenda de papel, já que naquele tempo não existiam redes sociais. 
Até que um dia os donos do estabelecimento, onde eu trabalhava, precisaram mudar de país. Desta forma, procurei empregos em outros lugares e consegui vaga numa loja que tinha sido inaugurada recentemente. Assim peguei a minha agenda de freguesas antigas e liguei para cada uma delas convidando estas mulheres para conhecer o novo estabelecimento onde eu estava trabalhando. Deste jeito, minhas freguesas antigas vieram comprar comigo, no novo emprego, e meus patrões ficaram satisfeitos com os meus serviços. 
Portanto, empreendedora, escreva os nomes e telefones dos fregueses numa agenda de papel, para não ter ricos dos vírus de computador sumirem com estes contatos. Também peça o dia de aniversário deles. Pois as pessoas ficam felizes quando são cumprimentadas nesta data e costumam contribuir com visitas de negócios gerando lucro para seu empreendimento. 
Sempre quando mudar de endereço ou ramo entre em contato com os antigos fregueses e comunique a novidade. Nestes casos é sempre bom convidar as pessoas para um coquetel e palestras de inauguração. 
Luciana do Rocio Mallon 

Nenhum comentário:

Postar um comentário