BAlelA - ARte e cULTurA O Porquê a Happy Hour Pode Acabar Com a Sua Carreira

O Porquê a Happy Hour Pode Acabar Com a Sua Carreira
Happy Hour é uma gíria vinda da Língua Inglesa que significa ao pé da letra a expressão "hora feliz". Mas é utilizada para designar o momento de descontração dos funcionários, depois do expediente, após o horário de trabalho. Reza a lenda que esta gíria surgiu entre os marinheiros, na década de 20, quando eles se encontravam para tomar bebidas alcoólicas, às escondidas, depois do expediente. Pois, naquele tempo nos Estados Unidos, tinha a famosa lei seca. Portanto, não era um momento edificante.
Hoje Happy Hour acontece quando os funcionários, de uma firma, decidem se divertir juntos em um local descontraído. Porém, este momento de diversão tem prós e contras. Alguns especialistas de recursos humanos afirmam que a happy hour ajuda no entrosamento entre os funcionários de uma firma. Mas nem tudo são flores nestes momentos de lazer.
Quando um funcionário é novo na empresa, geralmente, os outros empregados costumam mirar o sujeito como se fosse um novo concorrente. Por isto, é comum os empregados convidarem o novato, a uma happy hour, para conhecer o seu ponto fraco. Normalmente, eles fazem com que o novo colega ingira bebidas alcoólicas com a intenção de que ele conte assuntos comprometedores, para jogarem contra o pobre depois. Infelizmente, o perigo mora aí.
Já, quando um empregado é antigo, são os novos que ficam de olho nele na happy hour.
Teve um caso onde funcionários convidaram a nova colega para uma happy hour, embebedaram a moça, levaram a coitada para o motel e tiraram fotos comprometedoras dela, onde eles mesmos não apareciam. Resultado: a moça foi demitida, não teve como comprovar os culpados pelo crime e precisou mudar de cidade. Este não foi o único caso onde uma mulher foi humilhada por colegas do sexo masculino na happy hour. Pois já recebi dezenas de relatos parecidos, como este acima, nas minhas caixas de mensagens.
Participar de uma happy hour pode ser mais comprometedor do que entrar numa brincadeira de amigo secreto, com todas as pessoas da firma, numa boate. Pois, geralmente, o chefe participa junto com seus familiares nestes tipos de eventos de final de ano. Pois é, como diz aquele ditado: " O olho do dono é que engorda o gado." Afinal, perto do chefe os funcionários costumam se policiar mais.
Portanto, cuidado ao participar de happy hour.
Luciana do Rocio Mallon
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário