BAlelA - ARte e cULTurA Poemas nas Solas de Sapatos Femininos

Poemas nas Solas de Sapatos Femininos
Em 2012, eu vi uma frase que dizia assim:
"Namore uma Mulher Que Tenha Mais Livros do Que Sapatos"
Então eu compartilhei esta oração nas redes sociais. Porém, uma amiga me chamou a atenção explicando que esta frase era machista. Logo argumentei dizendo que não achava a oração ofensiva. Mas que andaria todos os dias, com um par de sapatos diferentes. Porém com poemas nas solas deles. Deste jeito pesquisei em papelarias qual seria a melhor maneira para colocar meu plano em ação. Por isto comprei papel e adesivo especiais que não danificassem os meus calçados. Assim, durante um mês, passei a usar textos de minha própria autoria nas solas dos meus sapatos. Algumas pessoas reagiram de formas surpreendentes. Por exemplos: uma vez eu me sentei no ônibus e uma senhora atrás de mim perguntou:
- Menina, quais são os dizeres na sola do seu sapato?
Naquele momento mostrei meu solado à idosa com a seguinte frase:
"Não é o sapato que faz a estrada, mas sim a alma que carrega o corpo que caminha."
Naquele instante, a idosa ficou encantada com o poema.
Outro dia eu estava andando na calçada e um morador de rua me parou e disse:
- Garota, quero ver o que está escrito atrás do seu sapato.
Desta forma, o rapaz leu:
"Eu ando pela rua pensando na Lua, mas elas não são minhas e nem suas."
O mendigo elogiou:
- Uau!
- Me sinto bem assim!
Experimentei esta técnica durante um mês e foi muito gratificante.
Como também dou palestras sobre vendas, uma moça me escreveu contando:
- Tenho uma loja de sapatos. Mas sempre encontro calçados sem os seus respectivos pares. Então eu procuro, estes objetos perdidos, pela loja toda e não encontro. Por isto, não sei se deveria doa-los, mesmo sem os pares, ou, mandar para o lixo reciclável.
Deste jeito, eu ofereci o seguinte conselho:
- Cole frases ou poemas curtos nas solas deles. Depois coloque estes calçados, com a sola aparecendo, na vitrine ou na entrada do estabelecimento.
Assim minha colega virtual seguiu a sugestão. Por isto, três meses depois, ela escreveu a seguinte mensagem agradecendo:
- Obrigada pelos conselhos. Afinal depois que coloquei calçados com as solas com frases na entrada, o número de freguesas aumentou. Pois muitas param para ver o que está escrito nos sapatos e acabam entrando na loja.
Abaixo algumas frases que usei durante a minha experiência:
"Não gaste sola de sapato atrás de seu amor, ele pode estar já na próxima esquina."
"O importante não é ter pegada, mas deixar pegadas no coração de alguém."
"Pular um obstáculo pode ser perigoso, o ideal é caminhar passo a passo."
"Nunca pise nas palavras de amor que alguém lhe ofereceu, elas podem fazer parte da sola do seu sapato."
"Caminhar nas nuvens, também, é deixar marcas."
Moral da história: Não importa o número de sapatos e nem a quantidade de livros que a mulher lê. Pois o que, realmente, interessa é a criatividade e a disposição para caminhar em novas estradas sem gastar sola de sapato à toa.
Luciana do Rocio Mallon
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário