
Atendendo a vários pedidos, finalmente aqui está o tutorial da flor de tecido – que pode ser usada como alfineteiro ou para enfeitar o que você quiser. Ela é fácil de fazer e tem sido campeã de visualizações no meu Flickr. Espero que vocês gostem, meninas!
Você vai precisar de:
-dois pedaços de tecido que combinem entre si
-linha grossa (a de "pipa" é ótima, porque não arrebenta)
-fibra siliconada
-tesoura e agulha
-alfinetes e "joaninhas" para enfeitar

1º Passo:
Corte um pedaço de tecido com 18cm de diâmetro. Ele será a flor em si.

2º Passo:
Costure as bordas, exatamente como se fosse fazer um fuxico. Não arremate.


3º Passo:
Recheie o fuxico com fibra siliconada e só então arremate. Uma dica: coloque bastante linha na agulha, assim você pode fazer toda esta parte da flor sem ter que arrematar e começar de novo. Além de agilizar seu trabalho, o acabamento fica mais bonito.


4º Passo:
Hora de fazer as pétalas da flor. Com a linha, vá costurando as pétalas, separando o tecido em gomos. Para ficar simétrico, pense de antemão quantas pétalas sua flor vai ter. Puxe bem a linha, para o tecido ficar marcado e a pétala bem definida.

Esta é a parte de baixo da flor, já com todas as pétalas costuradas.

5º Passo:
Agora o miolo. Corte um pedaço de tecido com 7cm de diâmetro. Costure como se fosse fazer um fuxico, mas não arremate no final.

6º Passo:
Recheie com fibra siliconada e só então arremate. Mas não corte a linha, assim você já pode aproveitar e prender o miolo na flor.

Na hora de costurar o miolo na flor, tome cuidado para prender somente na parte de cima, para a linha não ficar aparecendo na parte de baixo do seu trabalho. Depois é só prender umas "joaninhas" e espetar uns alfinetes e seu alfineteiro está pronto!

Este post teve a ajuda valiosa da minha mãe, D. Leda, que foi quem inventou estas flores-alfineteiros. A mão que vocês vêem nas fotos é dela!
Para saber mais:
-Flor feita com guardanapo de tecido
-Tiara com flor de tecido
-Como fazer uma flor de tecido
-Tutorial: flor de tecido feita a mão
Nenhum comentário:
Postar um comentário