Art&MusicaLSlides® Milton Medran - "Coluna para terça/25 - Diário Gaúcho"
Filed Under : by Madereira
sexta-feira, 21 de setembro de 2012MINHA CAMPANHA
*
Não, não sou candidato a nada. Mas às vezes me pego pensando: e se fosse, como seria minha campanha? Em meio a tantas boas ideias, algumas delas só lembradas em tempos de propaganda eleitoral, talvez seja difícil eleger um tema original.
E você? Se tivesse de produzir uma grande campanha capaz de atingir uma comunidade, o país inteiro, talvez o mundo, como a conduziria? Já pensou nisso?
Uma boa dica seria aderir a essa indignação geral contra a corrupção na política: "Não eleja candidatos desonestos", "só vote em quem tem ficha limpa", etc. Ou, quem sabe, uma campanha humanitária, pelos que têm fome, pelas crianças abandonadas, os que não têm teto? Ou uma campanha contra as drogas, grande mal de nosso tempo. Talvez contra o alcoolismo, que destrói famílias, ou a pornografia que banaliza o sexo e corrompe o amor. Uma campanha antitabagista salvaria vidas e contribuiria com a saúde pública. E assim por diante.
Boas ideias não faltam. Quanto a mim, se tivesse que promover uma grande campanha, em tempo de eleição ou não, acho que ela se resumiria numa pequena frase: "ame-se".
É que quanto mais eu vivo, mais me convenço de que o grande problema das pessoas infelizes é de ainda não terem aprendido a se amar. Não se amam os políticos corruptos, os ricos que não se preocupam com a pobreza alheia, os que propagam o vício, os que a ele aderem. E, por isso, só por isso, se tornam infelizes.
Os grandes mestres sempre nos recomendaram "ama teu semelhante como a ti mesmo". Por quê? Por saberem que quem não se ama é incapaz de amar o outro. E, justamente por isso, é infeliz.
* Milton R. Medran Moreira - Advogado e jornalista. Presidente do Centro Cultural Espírita de Porto Alegre - RS.

Nenhum comentário:
Postar um comentário