Art&MusicaLSlides® "O valor de cada um"

O valor de cada um

 

Conta-se que um carregador de gua, na ndia, conduzia dois potes grandes, cada um pendurado numa das pontas de uma vara que levava sobre os ombros.

Um dos potes tinha uma rachadura, enquanto o outro era perfeito e sempre chegava cheio de lquido no fim da longa jornada entre o poo e a casa do chefe.

O pote rachado chegava apenas pela metade. Foi assim por dois anos, diariamente. O carregador entregava um pote e meio de gua na casa de seu chefe. Claro, o pote perfeito estava orgulhoso de suas realizaes.

O mesmo no acontecia com o pote rachado, que estava envergonhado de sua imperfeio e sentindo-se imprestvel por no ser capaz de realizar sua tarefa por inteiro.

Aps perceber que, por dois anos, havia cumprido pela metade a sua misso, um dia o pote rachado falou para o homem beira do poo:

- Estou envergonhado, e quero pedir-lhe desculpas.

- Por qu? Perguntou o homem. De que voc est envergonhado?

- Nesses dois anos eu fui capaz de entregar apenas a metade da minha carga, porque essa rachadura no meu lado faz com que a gua vaze por todo o caminho da casa de seu senhor.

"Por causa do meu defeito, voc tem que fazer esse trabalho e no ganha o salrio completo dos seus esforos," disse o pote.

O homem ficou triste pela situao do velho pote e, com compaixo, falou:

- Quando estivermos voltando para a casa de meu senhor, quero que observe as flores ao longo do caminho.

De fato, medida que eles subiam a montanha, o velho pote rachado notou flores selvagens beira do caminho e isto lhe deu certo nimo.

Mas, ao fim da estrada, o pote ainda se sentia mal porque tinha vazado a metade, e de novo pediu desculpas ao homem por sua falha e o homem lhe falou com doura:

- Voc notou que pelo caminho s havia flores no seu lado?

- que eu, ao perceber o seu defeito, tirei vantagem dele e lancei sementes de flores no lado em que voc estava e, cada dia enquanto voltvamos do poo, voc as regava.

- Por dois anos eu pude colher flores para enfeitar a mesa de meu senhor. E se voc no deixasse vazar a gua, ele no poderia ter as flores para perfumar sua casa."

Cada um de ns tem seus prprios e nicos defeitos, mas isto no deve nos impedir de dar utilidade nossa vida.

Se verdade que temos nossas fragilidades, tambm que temos algum valor.

O importante que busquemos conhecer, igualmente, nossas imperfeies e nossos valores. Aos valores j adquiridos devemos dar o devido reforo, e aos defeitos a devida ateno para transform-los em virtudes, como o caso do pote rachado.

Agindo assim, no nos deteremos beira do caminho a lamentar das nossas limitaes, mas agiremos rpido para super-las e seguir adiante.

Se voc est triste ou sentindo-se infeliz ou intil, lembre-se que o Criador confia em seu potencial, seno ele no teria criado voc.

E lembre-se, ainda, que a cada manh ele lhe renova a oportunidade de crescimento, apostando na sua coragem e na sua disposio de auto superar-se, pois ele sabe que cada um de seus filhos tem seu prprio e nico valor.

Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário