BAlelA - ARte e cULTurA Lenda da Mamãe Coruja

Lenda da Mamãe Coruja
                                            
Reza a lenda que, na época da Roma antiga, havia um gavião muito rápido, porém pouco inteligente, que comia os filhotes de todas as aves. Por isto, ele procurou a coruja, que era o bicho mais sábio da floresta, para ensinar noções de Matemática.
No final de todas as lições, o Gavião perguntou:
- Coruja, como faço para pagar suas aulas?
A professora explicou:                               
- Como soube que você gosta de comer os filhotes das outras aves, somente peço-lhes para que não coma os meus.
O aluno falou:
- Os meus filhotes ficam no topo da montanha e são carecas.
- Mas, quais são as características dos seus filhotes, para que eu possa identificá-los?
A coruja respondeu:
- Eles são os mais bonitos da floresta.
O gavião concordou:
- Então, não irei comer os seus pequenos. Pois filhotes bonitos me dão indigestão.
Um certo dia, o gavião estava com fome e avistou uns filhotes horríveis. Assim, ele aproximou-se do ninho e tentou comê-los. De repente, a coruja chegou e disse:
- Gavião, você não tem palavra, pois está tentando comer a minha cria.
A ave de rapina explicou:
- Você disse que seus filhotes eram bonitos e estes são horríveis. Afinal, tem um com o bico torto e tem outro que é até caolho.
A coruja ao ouvir aquilo, agrediu tanto o gavião que ele ficou despenado e disse:
- A partir de hoje rogo uma praga contra a humanidade:
- Toda a mãe que achar que seu filho feio é bonito será chamada de mãe-coruja.
Luciana do Rocio Mallon
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário