BAlelA - ARte e cULTurA Lenda da Loira do Vestibular

Lenda da Loira do Vestibular
Em novembro de 2014, um fato chocou o Brasil: uma candidata ao ENEM que morreu, provavelmente, de um ataque cardíaco ao entrar com pressa no local onde faria a prova.
Este fato me fez recordar de causos que o professor Pedro Silva contou-me e que relatarei abaixo:
A Loira do Vestibular:                               
Nos anos setenta havia uma linda garota loira chamada Selma, de dezoito anos, estudiosa e que tinha os pais muito rígidos. Todas as noites seu pai ameaçava espancá-la caso não passasse no vestibular. Assim Selma estudava todos os dias até a madrugada.
Quando a jovem recebeu o papel com a inscrição do vestibular, constando o nome do local de prova, ela foi um dia antes a este colégio, que localizava-se num bairro distante, para verificar o trajeto.
No dia do teste, Selme saiu uma hora mais cedo e pegou o ônibus. Mas o coletivo quebrou na metade do caminho, que era ermo e deserto. Deste jeito a adolescente se desesperou, pois não tinha dinheiro suficiente para pegar um táxi e ninguém queria dar carona.
Quando o outro ônibus chegou, Selma ficou nervosa porque teve medo de não chegar a tempo. Quando este coletivo parou perto da escola onde faria o vestibular, a garota correu muito. Porém quando Selma chegou ao local, os fiscais fecharam a porta. Por isto a jovem desmaiou e faleceu no local de um AVC, devido ao esforço exagerado.
No ano seguinte aquele mesmo colégio, novamente, seria mais um local onde pessoas iriam fazer o vestibular. Mas o vigilante que ficou cuidando daquela escola, uma noite antes da prova, viu uma loira agonizando em frente a porta. Porém quando foi abri-la notou que a jovem desapareceu na sua frente. Causos semelhantes passaram a acontecer, todas as noites, antes do vestibular naquele mesmo colégio.
A Loira que Fez Marta Achar o Local:                                
Alguns anos depois, uma jovem chamada Marta iria fazer o vestibular na mesma escola. Porém acabou se perdendo no bairro e passou a chorar. De repente uma loira apareceu e disse:
- Por que está chorando?
A garota explicou:                   
- Porque preciso fazer o vestibular neste colégio, cujo o nome está nesta minha ficha de inscrição e não consigo achar.
Deste jeito a loira disse:
- Meu nome é Selma e irei guiá-la.
De repente, o espírito da loira penetrou dentro de Marta, que começou a correr com uma força sobrenatural e chegou até o local da prova, um minuto antes das portas fecharem.
Ao entrar no recinto, Selma saiu do corpo da moça e disse-lhe:
- Agora é só com você.
A partir dos causos relatados acima, surgiu a Lenda da Loira do Vestibular. Algumas pessoas dizem que esta entidade guia os estudantes que se perdem no caminho do local de fazer a prova.
Luciana do Rocio Mallon
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário