BAlelA - ARte e cULTurA Lendas Sobre Santa Cecilia, a Padroeira da Música

Lendas Sobre Santa Cecília, a Padroeira da Música
Na Idade Antiga, na época em que muitas pessoas ainda não aceitavam o cristianismo, existia uma menina rica e católica chamada Cecília, que gostava de cantar e de fabricar instrumentos musicais para crianças carentes. Além de ensinar a garotada a tocar.
Um certo dia ela foi obrigada a casar-se com um homem, que não amava, chamado Valeriano. Na lua-de-mel a garota disse que não gostaria de permanecer casada e chamou seu anjo da guarda que apareceu ao noivo explicando toda a situação. Assim, Valeriano que era pagão, tornou-se cristão.
Então Cecília e este rapaz decidiram doar toda a sua riqueza para os pobres. Porém, reza a lenda, que um baú de ouro foi enterrado nos subterrâneos de Roma.
O prefeito da cidade ao saber da conversão pediu o tesouro ao casal, mas como ele foi doado, Valeriano foi enforcado em praça pública. O governo colocou Cecília numa câmara de gás, mas ela cantou para Deus e permaneceu viva. Assim o prefeito pediu para que a jovem levasse três golpes de machado no pescoço, o algoz obedeceu, mas não conseguiu arrancar a sua cabeça. Mesmo assim a donzela permaneceu viva por três dias.
Seu corpo ficou escondido durante muito tempo. Mas o espírito de Cecília apareceu ao Papa Pascoal e indicou o lugar onde estava sepultada. Quando o caixão foi aberto, as pessoas viram que seu corpo estava intacto e continua assim até hoje.
Ela tornou-se padroeira da Música e sua data é comemorada dia 22 de novembro.
Luciana do Rocio Mallon     
     
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário