BAlelA - ARte e cULTurA Complexo de Princesa Elza de Frozen

Complexo de Princesa Elza de Frozen
                                                                              
Na Psicologia contemporânea é normal comparar complexos aos personagens de contos-de-fada. Por isto notei que muitos conhecidos desenvolveram o Complexo de Princesa Elza de Frozen porque viveram uma decepção muito traumática no passado e, por conseqüência, tornaram-se gelados.
O tema do conto é este: a princesa Elza, desde menina, tem o poder de espalhar gelo em suas mãos. Um certo dia ela estava brincando com sua irmã, Ana, e sem querer sua mão lançou gelo na pobre, o que gerou pequenas conseqüências. Por isto, a jovem foi afastada da sociedade e, ao mesmo tempo, tornou-se fria. No dia da sua coroação, Elza surtou, fugiu do seu reino, decidiu isolar-se e transformou tudo o que viu em gelo.
Há pessoas que quando são vítimas de um trauma muito forte, ficam com medo de mais decepções e por isto gelam com outras criaturas que não tem nada a ver com qualquer acontecimento desagradável do passado. Estes pacientes tem dificuldades em confiar nos outros e por isto podem ser taxados, injustamente, de antipáticos e insensíveis. Quando estes enfermos encontram um desafio, que até pode impulsionar suas carreiras, eles praticam a auto-sabotagem lançando gelo contra esta oportunidade que pode ser difícil de quebrar depois.
Os portadores deste Complexo de Elza de Frozen precisam resgatar a autoestima e autoconfiança. Isto é possível através de atividades como: terapias e exercícios físicos em grupo.
Luciana do Rocio Mallon
                                                                                                                                                             
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário