BAlelA - ARte e cULTurA Lenda da Bruxa do Dente

Lenda da Bruxa do Dente
A maioria das pessoas conhece a Lenda da Fada do Dente sobre uma ninfa que pega o dente de leite da criança e depois transforma esta peça num lindo dente de adulto. Mas contarei abaixo, a lenda da Bruxa do Dente, que quase ninguém conhece:
Reza uma lenda medieval que, naquele tempo, os pais levavam as crianças sapecas para uma espécie de "Tiradentes", um tipo de médico que também tratava dos dentes das pessoas. Já que, naquela época, não existia o termo dentista. Quando um pequeno travesso sentava na cadeira deste doutor, ele se transformava numa bruxa e arrancava todos os dentes dele para depois colocar uma dentadura bem feia. Deste mito surgiu, a famosa expressão que muitos pais e avós usam até hoje:
" Se você não me obedecer, vou arrancar todos os seus dentes".
Na minha infância, como eu era muito sapeca, morria de medo quando meus pais me levavam ao dentista. Pois temia que o doutor virasse a bruxa que arrancava os dentes. Então fechava os olhos e imaginava que a broca se transformava numa vassoura de piaçaba, quando o consultório ficava vazio.
Luciana do Rocio Mallon
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário