BAlelA - ARte e cULTurA Coisas Que Eu Odiava Usar na Adolescência, Mas Que Hoje Amo

Coisas Que Eu Odiava Usar na Adolescência, Mas Que Hoje Amo
O adolescente costuma abafar a sua individualidade em nome da moda em vigor, ou, para pertencer a algum grupo. Esta atitude pode prejudicar a formação da sua personalidade. Por isto quando estamos na puberdade deixamos de usar objetos que nos identificam para favorecer uma onda que, muitas vezes, não tem ligação nenhuma com as nossas almas.
Por isto resolvi fazer uma lista das coisas que eu odiava usar na adolescência, mas que hoje amo e encontro muita ternura:
1 – Vestidos rodados com babados e lacinhos:
Na minha infância, minha mãe costumava comprar vestidos rodados com babados e lacinhos, uns até vinham com anáguas embutidas. Porém lá pelos meus nove anos, de idade, comecei a ter vontade de usar calça jeans com camiseta para me sentir adulta. Então passei a refugar estes vestidinhos, fato que gerou muitas brigas aqui em casa.
Hoje, aos 41 anos de idade, eu amo colocar vestidos compridos, rodados, com babados e lacinhos. Principalmente, depois que passei a fazer aulas de Dança Cigana e Danças Folclóricas em geral. Pois o vestido comprido tem uma aura mística importante porque liga o corpo da mulher à terra, sem falar que toda a vez que visto uma roupa destas parece que uma princesa medieval encarna em mim. É como se eu voltasse para uma vida passada.
2 – Batom Vermelho:
Na minha adolescência, eu não passava batom vermelho porque achava vulgar. Pois tinha a visão preconceituosa de que era maquiagem de prostituta. Mas depois descobri que o batom carmim era usado desde o Antigo Egito e somente mulheres poderosas como a Cleopatra podiam usar. Logo, através da mídia, notei que algumas artistas passavam batom vermelho e não pareciam vulgares, como exemplos: Gal Costa, Marisa Monte e Sandy. Por isto, um certo dia, já em idade adulta decidi passar um batom vermelho da minha avó e, realmente, não ficou vulgar. A partir daquele dia, não tirei mais esta pintura dos meus lábios.
3 – Sapato de Salto que Faz Barulho:
Em minha puberdade, eu me negava a usar sapato de salto alto que fazia barulho. Até que, na minha fase adulta, assisti a um espetáculo de Dança Flamenca e notei que este tipo de calçado além de uma função artística, também tinha uma missão espiritual. Deste jeito, na rua, notei que toda a mulher com salto alto barulhento vira uma diva, pois sua presença não passa despercebida. Hoje, amo este tipo de calçado.
4 – Avental de Cozinha Decorado:
Durante a minha adolescência, eu pensava que avental de cozinha decorado era roupa de mulher submissa estilo a Amélia da música do artista Mário Lago. Mas quando amadureci vi que esta era uma peça necessária tanto para a higiene quanto para a conservação das roupas. Então passei a adotar esta veste.
Por tudo isto, cheguei à conclusão de que não vale à pena os adolescentes adotarem uma moda passageira. Pois eles precisam usar objetos e vestes de acordo com suas personalidades. Afinal, quando a maturidade chega, todo mundo volta para as suas raízes.
Luciana do Rocio Mallon
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário