BAlelA - ARte e cULTurA Como Estimular o Espírito Empreendedor Na Sua Filha Pequena

Como Estimular o Espírito Empreendedor Na Sua Filha Pequena
Como, também, sou professora é comum eu receber mensagens de mães com a seguinte pergunta:
- De que maneira posso estimular o espírito empreendedor na minha filha pequena?
Então, começo falando algo que sempre explico: o ser humano não vira empreendedor, pois isto já uma característica normal. Afinal, o bebê já nasce empreendendo porque chora para conseguir algo. Realmente, este instinto pode e deve ser estimulado desde a tenra idade.
A partir dos dois anos de idade é possível fazer jogos em grupos com meninas para estimular o empreendedorismo, como exemplos: brincar de lojinha e de mercadinho através de dramatizações. Nestas brincadeiras, o grupo pode ser dividido em: as donas do mercado, as operadoras de caixas e as clientes. Mas, sempre alternando as funções para evitar bullying e preconceito. Não podemos esquecer de que as habilidades manuais devem ser estimuladas, pouco a pouco, nesta idade. Pois no futuro estas meninas podem virar artesãs ou artistas plásticas.
Ao chegar os cinco anos, de idade, é possível combinar jogos com artes manuais e vendas. Por exemplo: uma menina que fez brinquedos com papel reciclável pode brincar de vender o produto para a amiguinha recebendo um dinheiro fictício.
A partir dos sete anos, quando a garota, geralmente, já domina as operações matemáticas de adição e subtração é hora de dar a semanada, ou, mesada para pequenas compras como o lanche da escola, por exemplo. Aqui a menina deve ter um caderno onde deve anotar tudo sobre o que gastou, com a orientação dos pais.
Quando vem a adolescência e a moça domina certas habilidades manuais como artesanato, crochê, costura e consertos de objetos é saudável que ela tente vender seus produtos para os vizinhos e parentes. Pois, passo a passo ela está treinando para ser uma empreendedora de sucesso no futuro.
Luciana do Rocio Mallon
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário