Como Transformar uma Mulher Que Sempre Foi Dona de Casa Em Empreendedora
O dicionário define empreender como: ganhar opções de produção, vendas e lucro. Mas, na realidade, o seu significado vai muito além. Pois o ser humano já nasce empreendendo, a partir do momento em que chora para ganhar algo em troca.
Durante muito tempo, a maioria das mulheres da classe média ficava em casa praticando atividades domésticas e cuidando dos filhos. Mas isto não significa que estas senhoras não tivessem um espírito empreendedor, pois ele apenas permanecia adormecido em seus inconscientes.
Em 1979, quando eu tinha cinco anos de idade, uma idosa veio desabafar com a minha mãe:
- Agora que fiquei viúva, a renda de casa abaixou. Então estou desesperada porque não sei fazer nada, pois durante toda a vida fui do lar e na minha idade não contratam nem para ser empregada doméstica.
Assim me enfiei na conversa e disse:
- Porém eu já vi a senhora costurando e, pelo que notei faz roupas muito bem. Além disto, sei que, também, cozinha quitutes saborosos.
- A senhora já pensou em costurar para fora e fazer marmitas para o pessoal do bairro?
Deste jeito a mulher seguiu os meus conselhos. Assim conseguiu ganhar um dinheiro extra costurando e cozinhando, sem precisar fazer um curso fora e só com seus dotes domésticos.
Portanto, se naquela época não era difícil transformar uma dona de casa em uma empreendedora, hoje está mais fácil ainda. Pois existem cursos gratuitos on-line e entidades como o SEBRAE que ajudam nisto.
Luciana do Rocio Mallon
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário