BAlelA - ARte e cULTurA Lenda do Caipora do Morro do Anhangava

Lenda do Caipora do Morro do Anhangava

Na década de 50, no alto do morro do Anhangava localizado na cidade de Quatro Barras, região metropolitana de Curitiba, morava uma família com sete filhos num sítio afastado. Há lendas que dizem o sétimo filho sempre pode virar um monstro como vampiro ou lobisomem. Já, outros mitos falam que o sétimo bebê sempre nasce com poderes sobrenaturais.
O interessante é que Astrogildo, o sétimo filho daquela família, era considerado um ser estranho desde criança. Pois, logo na meninice já adotou o hábito de fumar. Este garoto era tão viciado em cigarro caipira que fumava até dez por dia. 
Quando chegou na puberdade, Astrogildo notou que seus pelos das axilas eram diferente. Pois, eles mudavam de cor e cheiro conforme a Lua. Não adiantava o moço raspá-los, pois seus pelos sempre voltavam maiores e mais grossos no dia seguinte. Por gostar de fumar, exageradamente, e pelo fato de possuir pelos enormes em suas axilas, Astrogildo foi apelidado de: O Caipora do Morro.
O tempo passou, os irmãos deste rapaz casaram e seus pais morreram. Desta maneira, o pobre ficou sozinho na chácara cuidando da criação de animas e da plantação de fumo.
O problema é que anos depois, o tempo ruim destruiu a lavoura deste homem. Assim, ele ficou maluco, pois não tinha mais tabaco para enrolar no cigarro de palha e muito menos dinheiro para comprar cigarro comum. 
Deste jeito, o moço tentou pedir tabaco emprestado para os vizinhos, mas ninguém tinha por causa da crise da lavoura.
Então, desesperado por causa do vício, Astrogildo arrancou alguns pelos do seu sovaco, enrolou na palha e fumou. Logo, na primeira tragada, ele viu discos-voadores pelo céu pousando no alto do morro.
Desta maneira, toda a vez que este rapaz fumava os pelos de suas axilas, ele via discos-voadores.
Por isto, ele decidiu procurar a cigana Rúbia, a curandeira da região. Chegando lá, o moço explicou a situação. Então, a vidente falou que ele tinha poderes sobrenaturais e que  deveria usar os pelos de suas axilas para ajudar nas curas das pessoas. Além de, realmente, existem extraterrestres perdidos no morro do Anhangava.
 Por isto, conforme a lenda, até hoje esta montanha tem o poder de facilitar o contato com os OVNIS.
Luciana do Rocio Mallon 



Nenhum comentário:

Postar um comentário